É engraçado como a evolução tecnológica tem por vezes umas excepções que parecem saídas da Idade da Pedra.
Hoje estava por aqui a rever umas cassetes miniDV na Handycam da Sony (câmara de filmar) e a porcaria da imagem começou aos tremeliques e com falhas no som.
Aguentei e fiz fast forward para ver se passava, entretanto a filmagem acabou e eu mudei para a próxima cassete.
Raios partam a câmara, começou-me a dar um erro e nem sequer queria ler a porcaria da cassete!
Fiz então aquilo que qualquer pessoa do séc. XXI faz quando tem uma dúvida: Google it!
Fui então dar a um fórum onde havia inúmeras pessoas que tinham o mesmo problema (em todos os modelos de câmara). Havia gente que tinha tentado limpar a câmara por dentro, outros levaram-na à assistência técnica da Sony, outros simplesmente desistiram e meteram os equipamentos a um canto. Nada resultou.
Um gajo chega lá e diz, dêem uma pancada na câmara, ou várias se for preciso. Comigo resultou.
De repente toda a gente aparece a dizer que sim que tinha seguido o conselho e que tinha resultado! Acho isto fascinante!
Imaginem o tal gajo que deixou a câmara de parte por um ano! E que de repente descobre que dando uma pancada na câmara aquilo fica a trabalhar! E descobriu! E deu! E ficou a trabalhar!
Dezenas e dezenas de pessoas por esse mundo fora que deram pancadas secas na Sony e que viram os seus problemas resolvidos! Se todas as coisas na vida tivessem soluções tão simples...
Até apareceu lá um gajo que é operador de câmara num famoso programa de televisão (que eu julgo ser o Extreme Makeover das casas) que disse que sempre usou essa técnica nas câmaras que usou ao longo da sua carreira e que sempre resultou.
Aliás! O homem até tem um daqueles martelos que os médicos usam pra testar os reflexos no joelho só para aquilo!
Bom, isto tudo porque as câmaras com o tempo, com a entrada de impurezas ou pelas temperaturas em que operam acabam por ficar com algumas peças encravas e a tal pancada solta-as.
De notar que na minha câmara a técnica não é 100% eficaz mas ajuda!
terça-feira, fevereiro 13
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Eu usei essa técnica na televisão antiga cá de casa, quando a imagem começou a dar tons de roxo. Resultou. Durante algum tempo. Depois a teimosia do rosa ganhou e teve mesmo que ir à oficina :p
Há pessoas a quem teria feito bem uma palmada também. Ou ainda faria. Ou várias.
lololol acho q me lembrava primeiro da palmada do que ir ao google procurar por isso!! =P
a minha televisao na portela funcionava à lei da palmada a partir de certa altura. Acho q ela gostava mm. Era daquelas castanhas c o botao vermelho :P
os tons de roxo resolvem-se com um imãn. Isso tem a ver com a magnetização do ecrã, se passares um imân directamente por cima do roxo depois dá para arrastá-lo para fora do ecrã.
as pessoas também deviam funcionar assim, à pancada!
Algumas parece que funcionam sim. Ou então funcionam mal, porque nunca ninguém lhes deu uma...
A minha irmã ás vezes funcionava à pancada :P
Enviar um comentário