quarta-feira, novembro 14

Abaixo os espanhóis!

Pronto ok, é injusto pôr as coisas deste modo... Ou não é?

De que outra forma podemos avaliar um povo senão pelas experiências que temos com eles?
Se temos n experiências negativas com pessoas de uma determinada zona geográfica, não é normal julgar que, a partir de um certo número de experiências, esse modo de ser se adequa ao resto da população? Se eu vir 10 coreanos diferentes (eu sei que é dificil distingui-los mas não é impossível!) em 10 sitios diferentes em 10 alturas diferentes a fazer exactamente o mesmo não é justo assumir que na Coreia é normal os outros serem assim também?
É só uma questão de decidirmos quantas experiências positivas ou negativas é que precisamos para fazer um juízo global justo.

Anyway, esta sondagem foi marcada pela elevada abstenção! Isso não é fixe...
De qualquer da maneiras os resultados são válidos. Na opinião de 3 milhões de pessoas (não sei se vos tinha dito mas cada um de nós representa 1 milhão de pessoas, assim é mais giro) os espanhóis são "piores" que os franceses.
O meu milhão de pessoas votou nos espanhóis e eis porquê:

- Lá estamos nós a visitar um dos monumento nacionais de que mais gostei até hoje, o Convento de Cristo em Tomar. Numa determinada zona havia uma espécie de "tribunal" com cadeiras antiquíssimas em madeira daquelas com o tampo móvel tipo cadeira de cinema (mas sem o sistema de molas claro) que, obviamente, estava vedada com uma fita vermelha dada a fragilidade das peças. Já tinhamos visto essa parte mas ainda estávamos na zona quando ouvimos um estrondo que ecoou pelas salas circundantes. Virámo-nos e adivinhem? Um indivíduo espanhol tinha baixado de forma animalesca o tampo de uma das cadeiras e estava agora lá sentado a posar para uma fotografia.

- No sul de Espanha. Fomos a uma padaria, "Um pão por favor.", "Quê? No te intiendo!!", "Pão, Pão!", "Mira, no intiendo que tás hablando!!", "Pan...", "ah! ahora sí!".

- Cabo da Roca, fim de tarde de Verão. Na ponta há um murinho onde dá pra nos sentarmos a ver o pôr do sol. Pelo menos os portugueses fazem isso. As espanholas agacham-se e mijam lá atrás.

- Em qualquer monumento em qualquer país há sempre alguém a falar mais alto do que todos os outros fazendo até uma igreja parecer uma peixaria. Esse alguém é sempre espanhol.

- Los Pica Piedra (os Flinstones), Las Piedras Rolantes (Rolling Stones), El Juanito Andante (Johnny Walker), entre outros. Quem mais faz isto?

- No Mónaco, de uma posição elevada tivemos o privilégio de ver toda a amplitude do cu de uma velha que "atrás" de uma sebe estava a mijar ou cagar. Não estivemos perto delas e por isso não as ouvi falar mas aposto que eram espanholas.

Estas e outras histórias fazem o meu milhão de pessoas votar nos espanhóis.

4 comentários:

Anónimo disse...

Por esse ponto de vista o português era a pior raça do mundo (tendo em conta as experiencias negativas...).Talvez os espanhois sejam uns animais, brutos, com pouca educação...mas no resto, coitadinhos de nós. Aqui tão perto e duplamente desenvolvidos. Melhores ordenados, melhores vidas, mais condições, e o melhor...o estilo de vida que levam. Sabem viver, enquanto o português só se queixa. Mas lá está...não existe "o espanhol" nem "o português"...existem pessoas, e qualquer uma delas mija na rua ou faz figuras de urso para a fotografia. É no cruzamento de culturas que chegaremos lá.

xlifes disse...

LOLOL
Sei que sou suspeita mas tens bué piada! Gosto quando escreves assim! ;)
Na minha opinião os espanhóis são irritantes porque nunca deixaram de ter um certo complexo de superioridade que se reflecte na teima de não entenderem o que dizemos (deste um exemplo bom, eu tenho outros muito semelhantes e igualmente escandalosos)!
Sei que há muito a dizer sobre este assunto e poderia ingressar aqui numa conversa airosa e reflexiva, mas neste momento estou cansada e só me apetece exultar o meu elevado sentido patriótico e mandar abaixo os espanhóis e por isso "ás armas! ás armas! pela pátria a marchar!" ;P

Barbosa disse...

Eu de certa forma sugeri esta comparação e a verdade é que, tirando o factor genético de os espanhóis falarem alto, em tudo o resto são muito parecidos aos franceses. Principalmente na sua arrogância e sentido de superioridade.
Mas, para não começar aqui uma discussão sobre povos onde realmente existem pessoas que em (quase) tudo são como um português, enalteco um pormenor entre muitos, um pormenor delicioso que tudo resume no que espanhóis e franceses mais têm de comum:
The Flintstones - La famille Pierrafeu.

Maria João disse...

Uma coisa podem ter a certeza... nem os espanhóis nem os franceses fazem comida tão boa como a nossa! :D