sexta-feira, julho 28

As histórias da nossa pele

Costumam dizer que as rugas contam as histórias da nossa vida, encerram recordações e representam toda uma vivência passada.

Mas que grandessíssima treta! Quem disse isso não devia era ter dinheiro pra comprar um cremezito anti-rugas...
Porque raio é que havemos de atribuir uma ruga mais significado do que ela tem na realidade? Afinal não passa de um bocado de pele engelhada...
Se formos a pensar assim, uma pessoa que tenha uma vida muito preenchida e cheia de episódios, vai ser uma passa quando envelhecer!

"Vá meninos, toca a pegar nas 12 passas pra comermos assim que derem as badaladas do Ano Novo! João!! Larga a tua avó!!"

Isto tudo só pra dizer que as cicatrizes, essas sim representam histórias! Todas elas foram causadas por um episódio da nossa vida. O único problema é que geralmente representam episódios negativos mas hei, ninguém é perfeito.
Mesmo assim, há alguma que passado uns anos adquirem uma certa piada, depois de termos ultrapassado o trauma está claro!

Eu cá tenho 9 cicatrizes às quais associo histórias e recordações, algumas de infância, outras não.
Aqui começa a parte chata porque eu agora vou falar de cada uma delas individualmente, para os mais sensíveis aconselha-se a mudança de site.

Ora bem, começando por baixo:

1 - Cicatriz de 9 pontos com cerca de 5cm, situada ligeiramente acima do tornozelo na parte de dentro da perna esquerda.

Causa: Era de manhã, fim de semana. Estava sentado á beira da cama a beber o meu copinho de leite e a ver os desenhos animados, devia ter entre 10 a 13 anos prai. Acabei o leite, levantei-me para ir meter o copo á cozinha e assim que lá entrei, estupidamente, deixei-o cair. Cacos por todo o lado, estava descalço mas olhei para baixo (tinha calças de pijama vestidas) e não tinha nada. Maravilha! A minha mãe ficou a limpar e eu fui pra cama ver mais televisão. De repente, começo a sentir uma certa humidade na perna esquerda. Quando olho para baixo, tinha as calças cheias de sangue! Ai jesus! Levantei a calça e tinha um Sr. Corte que tinha, á vontade, uns 2cm de profundidade! O que é que eu faço, o que é eu faço?? Choro!!! "Mãe, tou a morrer", "Ai André, como é que fizeste isso? Vais ter que coser isso porque é muito fundo!"
O que é o que o André, racionalmente, pensa assim que a mãezinha fala em coser? "Meu Deus, vão me meter a perna numa panela de água a ferver!" Isto é verídico, eu pensei mesmo nisso... Não perguntem porquê...
Como se isto não fosse já traumatizante o suficiente, quando fui á clínica pra me coserem aquilo (com agulha e linha) tiveram que me dar uma anestesia primeiro. Posso-vos dizer sem reservas nenhumas que sentir aquela agulha gigante, entrar directamente no meio do corte, ali na carninha, foi a maior dor que alguma vez senti em toda a minha vida! Que foi devidamente acompanhada por um grito hercúleo que deverá ter assustado os mais sensíveis.
No meio disto tudo ainda temos o factor paranormal! Então, um bocado de vidro rasga-me a perna daquela maneira e a porcaria do pijamam saiu ileso! Nem um rasgãozito no tecido...

2 - Conjunto de 4 cicatrizes com cerca de 1cm cada uma, situada ligeiramente abaixo do gémeo da perna direita.

Causa: Eu desta não me lembro da envolvência em que aconteceu mas sei qual foi a causa. Tava a andar de bicicleta com o pessoal. Ia a começar dando uma pedalada forte, quando sem aviso nenhum, o pé escorrega do pedal. A perna desce descontrolada e em grande velocidade e, naturalmente, só parou quando tinha os dentes da cremalheira (aquela roda dentada grande onde estão os pedais) enterrados na carne. Não foi nada de mais, sangrou e tal mas paciência.

3 - Cicatriz circular com cerca de 4mm de diâmetro, situada no meio da tíbia da perna esquerda.

Causa: Távamos a jogar ao pião, e a certa altura daquele jogo é preciso chutar o pião para longe. Acho que o resto é óbvio, alguém chutou o pião na minha direcção e este, caprichosamente, na sua trajectória de vôo apontou-se de bico para mim. Pimba! Bico espetado na perna! Juro que por breves instantes ainda vi o pião parado, ali perpendicular e sustentado pelo meu osso. Doeu é certo. Sim, via-se osso. Mas nem sangrou muito e 15m mais tarde já tava a jogar outra vez.

4 e 5 - Cicatriz no joelho direito (com cerca de 2cm) e no cotovelo do braço esquerdo (com cerca de 2,5cm).

Causa: Mais uma queda de bicicleta! Hesitação. Curva demasiado apertada e feita demasiado tarde. Roda da frente da bicicleta deslizou. André a varrer o chão de gravilha e terra. Sangue, sangue, dor e vamos pra casa que já não consigo pedalar. Bons tempos aqueles em que iamos para os jardins e matos fantásticos do Seminário jogar á apanhada de bicicleta.

6 - Cicatriz de 4cm na virilha da direita.

Causa: Devido a um problema que causou outras duas cicatrizes que vêm já a seguir, quando era bébé (cerca de um ano de idade) chorava e esperneava muito e isso causou-me um hérnia inguinal. Operação, cicatriz.

7 e 8 - Cicatriz de 4,5 cm (na horizontal, um pouco acima do umbigo) e outra no peito, na vertical, com 18cm (ya, é grande, mas muito discreta)

Causa: Nasci com um sopro sistólico que, muito resumidamente, era uma espécie de veia entupida que não estava a distribuir sangue para o coração. Isto provocou-me (ainda hoje tenho mas não é relevante nem limitador) uma insuficiência na válvula pulmonar. A válvula pulmonar é a válvula que separa o ventrículo direito cardíaco do Tronco da artéria pulmonar. Encontra -se aberta na sístole cardíaca, permitindo a passagem do sangue do ventrículo para a circulação pulmonar. Quando ocorre o relaxamento do ventrículo, na diástole cardíaca, esta válvula fecha-se, impedindo o refluxo do sangue (a minha não impede totalmente).
Então, aos 9 meses de idade fui operado ao coração. É daquelas operações que na altura era preciso usar o afastador de costelas para ficar ali, todo á mostra. Hoje em dia, é uma incisão minúscula, onde entra uma espécie de tubo com câmara na ponta que vai lá dentro e faz o trabalho todo. Também na altura era uma operação bastante perigosa por causa da anestesia geral e do recobro (foram operados 10 bébés na mesma altura que eu lá no Hospital de Santa Marta e só eu e mais outro é que acordámos da anestesia.). Hoje em dia entras no hospital num dia e no outro a seguir já vais para casa. As maravilhas da evolução da medicina.
A outra cicatriz associada a esta fase da minha vida (a que está na horizontal) era por onde eles metiam um tubo qualquer para fazer não sei o quê durante a operação. Por causa desta brincadeira tenho que ir ao Hospital todos os anos fazer exames (ECG, ECC, provas de esforço, etc).

9 - Cicatriz de 3,5 cm na nádega direita.

Causa: Bem, deixei um pedacinho de mim no Festival do Sudoeste do ano passado. Tava agachado á entrada da tenda a tirar umas cenas, quando me levantei, inadvertidamente, raspei com o rabo num galho contundente duma árvore que lá estava. Ficou lá um bocado do meu cu! Não foi nada fixe! Sangrou muito e doeu! Ainda por cima fiquei com uma cicatriz grande e gorda e feia!

Tenho mais algumas cicatrizes e queimaduras mas nada de relevante.

Agora digam-me lá, que rugas é que conseguiriam contar tanta coisa?

5 comentários:

X. disse...

ahhahaha, grande post, em quantidade/qualidade! Eu por acaso foi só esfolar joelhos e cotovelos, nada mais. Tenho um corte dum x-acto na mão, e o ano passado estava bebado que nem um cacho, cai dentro da tenda e espetei uma estaca no cú...a dor...a risota...o sangue...a bebedeira e a ressaca com dor no rabinho.

xlifes disse...

lolol
Gostei bastante e sim, realmente tens razão, as cicatrizes contam mais histórias que as rugas :) Espero no entanto que nunca chegues a ter tantas cicatrizes como irás ter rugas, mas que continues sempre com muitas histórias divertidas para contar ;)

Maria João disse...

Aposto que escreveste este post numa altura em que não tinhas mesmo nada para fazer... digo isto porque ainda foste medir as cicatrizes, LOL!
Pois é, acho que as cicatrizes contam muito... são uma espécie de tatuagens não propositadas, provocadas por acidentes. Eu tenho umas quantas (poucas) mas quando me ponho a olhar para elas (quando não tenho nada para fazer, LOL!) lembro-me do dia em que tudo aconteceu... nunca fui operada. Era para ser ao joelho mas eu disse "Será mesmo necessário?" 'Tava à rasca! Foi na altura em que eu andava na colónia de férias: ía a andar num parque cujo chão era feito de pedras bastante irregulares (largas e bicudas) e quando caí uma delas entrou joelho. Outra que tenho é na canela da perna esquerda composta por 4 cicatrizes... tudo aconteceu na piscina de Ferreira do Alentejo em 2003, onde coloquei o pé numas grelhas de plástico que existem à volta das psicinas onde a água entra quando esta transborda cada vez q alguém mergulha :P Pus o pé numa grelha q não estava bem colocada e raspei a canela no cimento, no sentido vertical.... fiquei quieta a perceber o que se tinha passado, tirei a perna e tinha 4 riscos brancos (o osso?!) que depois ficaram vermelhos de sangue que não parava de escorrer por mais que eu lavasse a perna no chuveiro... fui assisitida e na verdade não pouparam na medicação... bem, doeu p'ra caraças!! Outras cicatrizes que eu tenho, ora bem... são basicamente de furúnculos (neste momento tenho uma "cratera" na nádega esquerda), e marcas da varicela no rosto, na barriga, etc, quando eu tinha 3 ou 4 anos e eu arrancava as crostas. Bem, não me lembro de mais nenhuma.
Quanto às rugas, só tenho de expressão (também, ainda só tenho 23 anos) e a história que elas contam, é que eu passo a vida a rir :P
Gostei muito deste post :D

"Continua lentinho e vais de carrinho!" :)) *****

sandrovscky disse...

opa... ri-me tanto com este post! :D ja o disse pessoalmente, mas há que registar o momento por escrito!:) aqui prova-se que quantidade não é qualidade... o rapaz escreve poucas vezes, mas quando escreve é muito e bom eheh ;)

cicatrizes... tenho varias nos joelhos, sao sempre os mais sacrificados...
3 de quedas de bike... e 3 pontinhos da operaçao que fiz o ano passado!
hum... e tenho uma cicatriz mesmo na perna esquerda, levei 4 pontos, porque raspei-a numa lata de tinta... e pronto! fico-me por aqui :P

fui parar pouco ao hospital! uma vez com esse acidente na lata, outra por ter arrancado uma unha do pe a andar de bike (andava de chinelos... muito inteligente:P) e de repente que me lembre não houve mais nada! nunca parti nada... resumindo sou uma sortuda! ahah e uma maricas... :P pq ag qd tenho qq coisa fico borradinha de medo!!!

beijas, boas ferias e poucas cicatrizes!;)

betinha disse...

já me deliciei com este há uns tempos e cá fica agora o comentário. :)

devo dizer q n te sabia tão cozido! :P lolol Mas vendo bem, isso deve dar jeito com as babes e tal... "ah, desta vez... eles eram uns 20!" =P Acho q foi por aí que apanhaste a luisa... c essa sexy de 18cm a miuda ficou KO! hehhehe (e é mm discreta por acaso :) )

concordo que as cicatrizes acabam por contar mais histórias que as rugas... e nunca tinha pensado na coisa por esse prisma por isso obrigada desde já pela abertura de horizontes! ;) hehehe Mas espero que as boas histórias não se limitem a isso se não considero-me uma pessoa bastante desinteressante! :P
Digamos que tirando a extracção dos 4 sisos no verão passado, nunca levei pontos, nunca parti nada e nunca fui operada! =)
Abri duas vezes a cabeça (no mm mês ou quase :P) mas cicatrizou por si. Uma delas deixou um altinho por acaso. Tirando isso tenho ainda os ultimos vestigios de uma marca na dobra do braço esquerdo, resultado de uma noite de borracheira no famoso Videirinha! =P lolol e pronto... acabaram-se as histórias por aqui... sniff :P