quinta-feira, março 15

Simples não?

Se há coisa que eu valorizo é a boa comunicação. Não desconhecerão que estou prestes a acabar uma licenciatura em Design de comunicação. Estas questões são-me por isso queridas.
Ora vejamos um bom exemplo:

IRS - Como se determina o rendimento liquido da Categoria B ?

A determinação dos rendimentos empresariais e profissionais, salvo no caso da imputação prevista no artigo 20.º, faz-se:
a) Com base na aplicação das regras decorrentes do regime simplificado;
b) Com base na contabilidade.


Epá, eu fiquei sem palavras! A clareza da resposta! a simplicidade dos termos! Comunicação ao seu mais alto nível! Simples não é? eu fiquei sem dúvida esclarecida!
Isto é tão bom que vale a pena continuar.
Vejamos o que acontece com uma pergunta um pouquinho mais difícil - conseguirão estes génios comunicativos manter a excelência que caracteriza a primeira resposta?!


IRS - O que se entende por Regime Simplificado, como forma de determinar o rendimento liquido da Categoria B ?

O Regime simplificado consiste no método para determinação do rendimento tributável que se obtém pela a aplicação de indicadores objectivos de base técnico-científica para os diferentes sectores da actividade económica.
Até à aprovação dos indicadores mencionados anteriormente, ou na sua ausência, o rendimento tributável é o resultante da aplicação do coeficiente de 0,20 ao valor das vendas de mercadorias e de produtos e do coeficiente de 0,65 aos restantes rendimentos provenientes desta categoria, excluindo a variação de produção, com o montante mínimo igual a € 3125 (este valor aplica-se ao ano de 2003 e 2004).


WOW! Sem palavras... se a comunicação é uma arte esta resposta é a Mona Lisa!
Reparem novamente no estilo simples, fluído, directo, objectivo, esclarecedor!
A um complexo "o que se entende por..." a resposta dada prima pela comunicação mais sublime:
"indicadores objectivos de base técnico-científica" - simplesmente eficaz.
No paraíso comunicativo de onde retirei estes exemplos há muitos, muitos, mais! Todos nós, jovens designers de comunicação, deviamos aprender com estes sítios. Ler, reler, estudar, analisar. Porque já dizia o outro: menos é mais. Ou seja, simples e directo é que é! (deve ter sido daqui que o outro senhor tirou o "simplex"!)


PS: com a eficácia destes pilares da comunicação não se percebe como é que há tanta gente com dúvidas nas lojas do cidadão... hoje eram só 500 à minha frente nas finanças... deveras estranho...

PS1: eu acho que sou regime simplificado mas única e exclusivamente por defeito meu, não tenho bem a certeza... talvez amanhã vá contar 500 carneirinhos para as Laranjeiras. Ou talvez não.

Fonte: Site da Direcção Geral de Impostos

4 comentários:

xpretender disse...

hein?

betinha disse...

dá mm vontade de deixar de ser estudante e abrir actividade nas finanças, sim.... obvio!

betinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
xlifes disse...

É não é? A mim deu-me foi vontade de ver aplicada rapidamente a avaliação aos funcionários públicos! Ai é que eu ia gostar de ver.