quinta-feira, outubro 25

Viva os croquetes!

Após uma semana de escrutínio intenso chegou-se finalmente a uma decisão.
As pessoas gostam mais de croquetes! Foi por pouco mas a população do mundo pronunciou-se, 55% para os croquetes, 45% para os pastéis de bacalhau (prai...). Já vos tinha dito que o meu mundo é pequenino?
Afinal porque é que as pessoas gostam tanto de croquetes? Na verdade, para mim é um completo mistério. E eu votei nos croquetes!

Ambos são uma espécie de entrada mas que podem também servir de refeição quando acompanhados de um bom arrozinho ou batata frita. Ambos são fritos. Têm mais ou menos o mesmo tamanho e podem-se comer com as mãos.

Por um lado os pastéis de bacalhau são feitos essencialmente com batata e bacalhau desfiado, já os croquetes são feitos carne picada de várias origens e mais qualquer coisa que une essa carne numa forma cilíndrica. Até aqui não estou convencido em relação aos croquetes...
Os pastéis usam como matéria prima o nosso tradicional bacalhau da Noruega (já cá faltava a chalaça...) os croquetes usam a tal carne de origem desconhecida. É muito mais fácil fazer pastéis do que croquetes...
Mas o croquete é mais fino, pastel de bacalhau é muito popularucho.

A verdade é que isto aqui não se trata de pastéis de bacalhau vs croquetes! É muito mais profundo do que isso! Do que estamos aqui a falar é da eterna luta entre o peixe e a carne!
E a carne, para variar, ganhou. Porquê?

PS: Para continuar esta busca de respostas dos grandes enigmas da humanidade e seguindo a sugestão da Rita, a próxima sondagem já está disponível!

4 comentários:

X. disse...

O meu pai sempre me disse: "Peixe não puxa carroça"

xlifes disse...

Mas uns chocos grelhados, uma salada de polvo ou o nosso bacalhau são de comer e chorar por mais! :D

Diogo_Pires disse...

Pois, pois... tu gostas é de te agarrar ao croquete, ali!! Como se não houvesse amanhã!! Já o pastel, na minha opinião, não se contenta com a primitiva forma cilindrica boleada, mas impõe sim uma forma elipsoidal volumétrica pontiaguda, promovida por todo um jogo de colheres de sopa que não é brincadeira! girar a colherzinha não é para qualquer um! Ora digam lá se isto não se parece um nome de alguém mais sabedor como é o pastel? Um saber de gerações meus amigos... ah pois é!

Maria João disse...

O pastel é bom, aliás óptimo! Mas eu tenho sempre o receio de encontrar um espinha que escapou à vista e às mãos do desfiador de bacalhau. Quanto aos croquetes, se a carne é picada muito dificilmente encontrarei um ossinho. Se me colocarem um pastel de bacalhau e um croquete à frente eu dirijo-me primeiro ao croquete... mas o pastel também não me escapa! ;)