segunda-feira, novembro 19

A Baleia Azul


Ontem comprei um livro muito bom que se chama "O Livro da Ignorância Geral". Basicamente o objectivo do livro é desmistificar algumas das noções erradas que as pessoas têm acerca de coisas bastante "banais" mas que por alguma razão, boato ou má ciência se instalaram no conhecimento comum.
Como eu sou um tipo que gosta de partilhar vou postar aqui nos próximos tempos alguns dos mitos que eu considero mais interessantes. Não vou copiar integralmente o texto mas vai estar muito semelhante.

O primeiro mito a quebrar, que não é bem um mito, é algo que de certeza a maior parte das pessoas julga que sabe mas na realidade não sabe.

A Baleia Azul é a maior criatura que alguma vez passou pelo nosso planeta. Com 32m de comprimento, é três vezes maior do que o maior dos dinossauros descobertos até hoje e pesa o equivalente a 2700 pessoas.
A sua língua pesa mais do que um elefante, o seu coração é do tamanho de um carro familiar e o seu estômago tem capacidade para mais de uma tonelada de comida. O som que ela emite é o mais alto emitido por um animal e consiste num zunido de frequência baixa que pode ser detectado por outras baleias até, espantem-se, mais de 16 000 km de distância!

Pensando num animal com estas características e dimensões, 99% das pessoas pensará que ela poderia abrir a boca em alto mar e engolir um barco ou um golfinho ou uma pessoa ou qualquer coisa de tamanho considerável.
Errado.
Na realidade o máximo que a Baleia Azul consegue engolir seria algo do tamanho de uma toranja. Aliás, aposto que ela comeria toranjas se as houvesse no mar. Espantoso não é?
De facto, a garganta da Baleia Azul tem o mesmo diâmetro que um prato de sobremesa.
Por isso é que a sua dieta consiste em krill que são minúsculos crustáceos com a forma de camarões. Estes pequenos animais vivem em aglomerados que podem ultrapassar as 100 000 toneladas por isso a Baleia só tem de abrir a boca e deixar entrar!

Só para esclarecer, a única baleia que poderia engolir uma pessoa inteira é o cachalote.

4 comentários:

Maria João disse...

É impressionante... no meu ponto de porte em que tudo nele é grande, falo nos órgãos inclusivé, não pensaria que a garganta fosse execpção!

Sempre pensei que o cachalote fosse maior que a baleia azul... e "O livro da Ignorância Geral" lembrou-me de outro livro cujo título se aproxima "Teoria Geral da Estupidez Humana" terão alguma coisa em comum... escritor? por exemplo...

Unknown disse...

E ainda tem religiosos que acreditam na estória de Jonas. Kkkkk

Anónimo disse...

Não é porque nós dois somos humanos que vamos ter a mesma altura,aparência,cor,habilidades kkkkkk assim são os animais, não é porque é uma espécie que todas desta vão ser iguais kkkkk se liga prç

Unknown disse...

O livro de Jonas foi escrito no gênero literário conhecido como midrash,que ao contrário do estilo pexat, não se deve ser interpretado literalmente. Entretanto, o livro de Jonas não diz que o profeta foi engolido por uma Baleia Azul. Esquece-se que os cachalotes são tão grandes quanto, e que estes animas aquáticos devoram lulas de vários metros. Além disso, algumas literaturas dizem que cachalotes, como alguns animais que vivem na água, são capazes de proteger seus filhotes doentes dentro da boca, levando-os à superfície para respirar. E o interior bucal de um cachalote tem o tamanho de um quanto pequeno. Portanto, não vejo motivo para zombar da crença dos religiosos.