quarta-feira, fevereiro 7

Quero ficar em forma!

Na sequência de uns problemas extremamente desagradáveis do foro estomacal e de algumas sensações derivadas do facto de estar na pior forma possivel decidi fazer algumas mudanças!

Já tava na hora de deixar o sofá (durante algum tempo pelo menos) e mexer-me! E comer melhor também!

Então, cortar nas gorduras é o primeiro passo. Digo-vos que não é nada fácil, não por eu gostar muito de gordura na comida mas porque realmente nas refeições que faço em casa (feitas pela minha mãe) há quantidades de gordura bastante razoáveis. Só agora, que começei a tomar mais atenção a isto, é que me apercebi da quantidade de gordura que nós consumimos num dia normal com refeições normais. É muita.
Nas comidas que a minha mãe faz eu não posso fazer grande coisa mas sempre que posso evito que ela use gorduras como a manteiga ou margarina. Viva o azeite! Azeite é bom! E manteiga (por acaso é margarina) só da Becel que é melhorzinha e boa pra barrar no pão ou na tosta (eu prefiro a tosta, integral).
Leite, de preferência magro. É o que me custa mais porque leite magro parece água. Mas até nem tenho bebido muito leite por isso não faz mal.
Iogurtes naturais são uma maravilha! Com uma bananinha cortada às rodelas e bolacha maria ou corn flakes misturados fica um pitéu! Esta é todos os dias!
Fritos como o menos possivel, hip hip hurra para os grelhados! Não só faz muito melhor como a comida sabe muito melhor também!

Outro problema derivado da nossa alimentação "familiar" é o sal... Jesus, tanto sal que o português usa! Nós consumimos para aí 3 vezes mais sal por dia do que é aconselhado!
Mais uma vez nas refeições não posso fazer grande coisa, mas já não como queijo (so queijo fresco que é o meu preferido e não tem sal) e tento evitar comer fiambre. Para além dos aperitivos e tretas assim.

Frutinha, o mais possivel. Pelo menos 2 peças por dia.

Quanto aos doces não há problema porque nunca fui muito adepto. Gosto muito de chocolate mas não é comum comê-lo. E quando o faço é geralmente chocolate preto que tem alguns benefícios.

Refrigerantes nem vê-los. Mas isto já vem de trás, há mais de um ano que não bebo qualquer tipo de bebida artificial desse género.

Para complementar isto tudo, o exercício físico.

Por enquanto ainda estou a começar mas já noto grandes diferenças.
Não vou a clubes e não pago balúrdios pra poder fazer exercícios que me prejudicam mais do que ajudam.
Pra mim chegam duas coisas: A bicicleta fixa que tá no sotão e a rua. A primeira para quando chove (como hoje) e a segunda para quando não chove (duh).

Uma horinha na bicicleta ou duas horinhas na rua, 3 vezes por semana é um mimo.

Aproveito para estender o convite a quem quiser:

2as, 4as e 6as (pode haver alterações) por volta das 10:30 junto ao parque infantil da expo (ali ao pé da casa da Rita) é onde começa o percurso. Partimos, a andar, até à Torre Vasco da Gama e quando lá chegamos iniciamos a corrida (lenta, para não doer!) e vamos vamos até chegar ao parque de estacionamento onde costumam estar os pescadores lá junto ao inicio da marina. Pronto, continuamos o resto a andar (acabámos de correr 1,7km!), voltamos para trás, chegamos ao parque infantil e começamos de novo (desta vez sem a corrida, até ficarmos em forma).
E não pensem que se tornará aborrecido. Uma das vantagens do Parque das Nações é que podemos fazer o mesmo percurso por caminhos completamente diferentes. ;)
Quando acabarmos teram passado cerca de duas horas e teremos percorrido cerca de 10km. Nada mau para começar.
Aconselha-se o uso de leitores de mp3 para quem faz isto sozinho. Propicia o pensamento profundo e a introspecção, principalmente quando está nevoeiro e parece que és só tu, a rua, e o vazio estéril da névoa matinal.

No fundo é um exercício tão bom para o corpo como para a mente. Experimentem!

13 comentários:

xlifes disse...

Nunca fui muito adepta de correr só por correr. Sempre gostei de desportos de grupo, tipo futebol ou basquetball. Agora correr só.. confesso que nunca me chamou a atenção. Mas não me importava de experimentar, até porque quem corre por "gosto" não cansa :p
Parece fixe esse regime. O leite faz bem e deve-se beber muito. E acho que não é o meio gordo do leite que te vai fazer mal. Antes fosse ;) A fruta também é boa. Gosto de morangos, melancia, cerejas, alperces, bananas e romãs.
Gostei deste post!

xpretender disse...

Não é o meio gordo do leite que me faz muita diferença só por si! Mas isso aliado a outras coisa já faz bastante diferença. Tudo o que eu puder fazer melhor faço.

sandrovscky disse...

nHum... o leitinho prefiro meio gordo... tem mais consistência! A fruta como pouca... e alimento-me mal... ainda não consegui ter força para mudar muito isso! Mas devia...

A corrida adoro...mas não tenho companhia! O parque das nações é longe... fica para quando morar aí! ahah
Mas tenho um passeio maritimo aqui ao pé!:) tb é agradável!;)

Exercicio eh fixe! sempre gostei.. e tb quero ficar em forma!!;)

Eu tb gostei deste post!:)

Anónimo disse...

nunca fui adepto de corrida por acaso.
granda cena essa de andares a cortar nas gorduras... nunca pensie :P foste fazer analises ao sangue, so pode :P

quanto aos maleficios do ginásio tem muito que se lhe diga... so os labregos e que se lesionam la :P
exercicio localizado com peso conta e medida so faz é bem.
para correres e bom que tenhas uns bons tenis caso contrario andas a levar pancada nas aritulações e coluna que e uma coisa maravilhosa.
o que vale que que n pesas nada, por isso n faz grande moça.

e chega, que ainda hoje vou ter teste :P

xlifes disse...

Tu fazes é "mossa" na gramática :p
E um joguinho de basquetball, ninguém alinha? ;)

Anónimo disse...

o ultimo post mesmo assim n foi muito mau :P

mais uma achega, n abusem da fruta que n é tão miraculosa como dizem.

é fundamental na alimentação mas e preciso ter em conta a quantidade que se come, quando se come e depende da fruta tb, mas regra geral têm uma carga grande de frutose (bi sacarideo se n me engano).
a banana então é extremamente calorica.

isto de comer bem n tem nada que saber... pode-se comer TUDO, desde que n se abuse em nada. refeiçoes com sopinha, um bocadinho de arroz ou batata ou massa, bastante salada (poli sacarideo), carne ou peixe e pronto.

ao contrario do que dizem tambem, n abusar no pequeno almoço, comer a meio da manha umas bolachitas de água e sal, ao lanche uma sandocha de queijo ou fiambre ou manteiga :P, umas horitas depois uma frutinha/iogurte, jantar leve, comer qualquer coisa leve antes de deitar e pronto.
Assim nunca se come a alarve pq nunca se está a morrer de fome, cobrem-se os grupos todos alimentares, n ha picos e quedas de glicemia brusca, evitam-se as retençoes de liquidos etc.

ao que se pensava aqui a uns tempos atrás NAO eliminem os hidratos de carbono da alimentação como vegetais, frutas, cereais, açucar, sendo o mais improtante a salada e o menos importante o açucar.
os açucares soa os que nos dão energia, permitem pensar e n me lembro se n têm uma função qualquer a prevenir a retenção de liquidos.

isto pode ter de ser corrigido, pq as minhas noções de nutrição já eram :P

r. disse...

pois é pois é... no ano passado disciplinei-me no que comia e passei a fazer sempre comidinha pra mim em casa. Resultado? 8 quilinhos a menos...
Este ano não tenho tempo nem pra cozinhar nem pra andar a pensar no que como nem em horas certas de comer. Resultado?? os 8 estão cá novamente.. e axo que mais 2 ou 3.

O exercício físico não faz milagres quando se come mal e o leitinho é sempre do melhor que ha - Matinal Magro!

betinha disse...

corrida so se for pela companhia tb. aí faço o esforço. :) o mm p esse jogo de basquetebol Uisa! Combina isso e conta cmg ;)

qto aos cuidados na alimentacao, concordo e infelizmente tb comecei a pensar mais nisso por motivos de força maior. N acho q tivesse uma alimentaçao desequilibrada, mas controlo mais algumas coisas agora. E vcs sabem q eu gosto de comer e n sou esquisita, por isso este assunto n se trata necessariamente de dietas e outras preocupaçoes do genero.
cá em casa já n se usa margarina há mto tempo por exemplo. E óleo so mm p batatas fritas (raramente), rissois e afins. De resto, viva o azeite! (embora o famoso refogado da nossa culinaria seja das piores coisas q se pode fazer c o azeite:P passa de gordura saudavel a n saudavel. de mono saturada a polisaturada ou vice-versa, n sei de cor) Anyway, gosto realmente mais do sabor dos grelhados!
Qto as frutas, é verdade q contem açucares, e a banana é bastante calorica, (o mm q a batata, por exemplo, q é tido como um acompanhamento "energético" até). No entanto, acho q nenhuma fruta tem tanto açucar (e em geral n tem mm gorduras) como bolachas e outros petiscos. E tem concerteza outros nutrientes essenciais alem da frutose. Por isso n me parece q possa fazer pior comer fruta a meio da manha e da tarde, por exemplo, em vez de bolachas ou outros. Ainda há bocado li (n sei se sera totalmente fiavel ou n) que sao recomendadas 3 pelas de fruta por dia no minimo. Ha tambem uns raciocinios em relaçao a fruta no inicio, no fim ou fora das refeiçoes mas n os tenho presentes. Tenho só ideia q comer fruta no fim n é o melhor! q é precisamente o q nos fazemos :P m n sei se isso tera a ver c o "fazer mal" ou mais com o engordar ou não.
Enfim, gosto bue de fruta! :P

Doces... chocolate é a minha perdiçao! mas tb n tenho à mao c frequencia. É mais no natal! :P lol

Refrigerantes n cortei de todo mas n ligo mto há já bastante tempo tb. Nectar, ice tea mto de vez em qdo e de resto agua. (ou vinho! :P lol)

Alimentaçao saudavel é comer um bocadinho de tudo, certo. Mas alem das quantidades, há q ter em conta também as proporçoes! :P

Alguem aqui se aleijou no ginasio? Não acho o ginasio uma cena má. É tao ma como qq outra actividade se for mal orientada. De qq maneira vejo-o como mais vantajoso como complementar a outros desportos e n como actividade unica.

Anónimo disse...

frutose é açucar :P e sim claro que tem outros nutrientes importantes.. mas a fruta tem muia caloria e era ai que eu queria chegar.
quando fui uma vez a nutricionista fazer um plano de alimentação, so la tinha uma peça de fruta no dia todo, e n era qualquer fruta. se me mandasse para bananas ou outras que n me lembro, tinha de ser metade da fruta.

xpretender disse...

Sim, a fruta realmente (principalmente a banana como já foi dito) é bastante calórica. No meu caso, não ligo muito a isso porque eu ando a tentar ter uma alimentação saudável mais no que toca à gordura e ao sal por causa do coração e da tensão arterial. De resto até não me importo de meter calorias para a veia porque até preciso de engordar um bocado. Com a brincadeira do mal estomacal perdi 5 ou 6kg.

xlifes disse...

A fruta e os legumes são nossos amigos! Hoje ao jantar comi um rábano inteiro...

betinha disse...

esgalha, sim, frutose é açucar. foi o q disse :P

corrige-me se estiver errada mas o programa q tiveste da nutricionista era p perda de peso. É normal q se corte mais nalgumas coisas do que numa "dieta" normal de manutenção de peso. Mas é só uma ressalva mm, no fundo acho q já nos entendemos todos qto as ideias chave ;)

Outra ressalva é q se fala em "peça de fruta"... comer uma banana da madeira n é o mm que comer um melao inteiro! :P

Uisa, o q é um rábano? =)

xlifes disse...

Rita, um rábano (descobri apenas esta semana também)é uma espécie de rabanete mas comprido. Sabe basicamente ao mesmo que um rabanete, tem a mesma cor, apenas a forma difere.