domingo, dezembro 9

.

A Guerra é a maneira de Deus ensinar geografia aos americanos.



Ambrose Bierce

quinta-feira, novembro 29

Merda ou Chocolate?

.
Acabei de ver um anúncio na tv e senti uma vontade imediata de o vir aqui comentar.

A Lindt (marca de chocolates suíça) tem uma nova gama de chocolates de seu nome Lindor.
Lindor, Lindor, onde é que eu já ouvi isto antes... E de repente pimba, com a rapidez de uma cólica explosiva veio-me à cabeça a imagem de uma senhora de idade com problemas de incontinência (maneira civilizada de dizer "velha com fugas na pachacha"). Lindor Anatómico! Outra grande obra da indústria de produtos de retenção de substâncias corporais (sangue, mijo, secreções vaginais lubrificantes e quem sabe um bocadinho de merda liquida).

Anyway, temos bombons e fraldas a partilharem o mesmo nome. Isto não pode ser bom.

Ainda por cima no anúncio dos bombons temos uma frase do género, "para dar prazer a todos os seus sentidos". Imaginei-me logo, com uma Lindor anatómico bem posta, a dar uma valente cagada. Isto é que deve ser um festim para os sentidos! Para os meus e para os dos outros!

Volto a dizer, isto não é bom! Toda uma panóplia de imagens começam a surgir em mentes perversas como a minha...
Sempre que alguém me disser que comeu um Lindor (bombom) vou imediatamente imaginá-lo com uma Lindor (fralda) bem carregadinha de todas as matérias ignóbeis passíveis de ser expulsas pelo nosso corpo (merda, para os mais simplistas) e com as beiças todas lambuzadas como se tivesse estado a lamber o cu a uma vaca.
Por outro lado, se alguém me disser como é bom usar uma Lindor (fralda), e eu não sei porque raio é que alguém haveria de me dizer isto, vou instantaneamente imaginá-lo com um daqueles bombonzinhos metidos lá onde o sol não brilha.

Não são imagens bonitas eu sei, mas é assim que eu funciono. Às vezes é um dom, outras vezes não.

quarta-feira, novembro 28

As nossas construções e o espaço

.

Este vai ser dois em um.

"A Grande Muralha da China é o único objecto feito pelo Homem que pode ser visto da Lua".

Grandessíssima treta! Nenhuma construção humana é visível a olho nú da Lua!
Ok, se substituirmos a palavra "Lua" pela palavra "espaço" na frase em cima então já podemos estar na pista da verdade. A questão é se substituirmos estas palavras então temos de erradicar (gosto deste termo) a palavra "único" e meter lá "um dos". Já te perdeste? Ok, admito que este não foi o meu melhor momento literário mas poupem-me, estou só a tentar não meter aqui exactamente o que está escrito no livro!

Resumindo, agora temos: "A Grande Muralha da China é um dos objectos feitos pelo Homem que podem ser vistos do espaço". Isto sim é 100% verdade.

Na realidade o "espaço" está mais perto do que julgamos. Começa a apenas 100km da superfície terrestre e daí muitas coisas são visíveis. Vamos pensar inteligentemente (força!), porque raio é que a Grande Muralha haveria de ser a única coisa visível quando é mais pequena do que tantas autoestradas, edificios, cidades, etc, etc, etc. Há milhares de coisas maiores do que a Muralha!
Ah, e da Lua não só não se consegue ver nenhuma construção humana como até é difícil distinguir os continentes.

Mantendo nesta onda de coisas grandes feitas pelo Homem, afinal qual é a maior estrutura artificial à face da Terra?

Se achas que é a Grande Muralha da China ou és burrinho ou não sabes ler ou então tens memória de peixe (que dizem que é de 6 seg, ou não será?). Não, também não são as Pirâmides de Gizé... Ainda não percebeste que as respostas óbvias estão sempre erradas?

Fresh Kills diz-vos alguma coisa? Abismem-se e reflictam sobre isto.
A maior estrutura artificial à face da Terra (até à data claro) é uma lixeira em Staten Island, New York. Tem 12 km quadrados de área e quando estava em funcionamento recebia 20 barcos por dia cada um deles carregado com 650 toneladas de lixo. Espantem-se ainda mais, no seu auge, o aterrro já era 25m mais alto que a Estátua da Liberdade! (a Estátua da Liberdade em si tem cerca de 47m de altura, com o pedestal chega aos quase 93m, não sei se eles se referem a ela com ou sem pedestal mas é impressionante de qualquer maneira)

Felizmente o aterro foi encerrado em 2001 e actualmente está a ser aplanado e transformado num parque natural!


Takeshi Kitano - Binoculars Soccer

Mais uma vez, os japoneses dominam!

quarta-feira, novembro 21

A montanha mais alta do Mundo!

.
Sabes qual é?

ÉÉÉÉÉÉÉÉÉ!!! Errado, não é o Evereste!

Na realidade é uma questão de semântica porque existem dois termos convencionados, "a mais alta" e "a mais elevada". A primeira mede-se da base da montanha até ao cume, a segunda é medida desde o nível do mar até ao topo.
Assim, o Evereste é realmente a montanha mais elevada do Mundo com o seu topo a atingir os 8848m em relação ao nível do mar, mas não é de todo a mais alta.

A montanha mais alta é o vulcão inactivo Mauna Kea, ponto mais alto da Ilha do Hawaii (como é óbvio, para os mais distraídos, era estranho ela ser o ponto mais alto do Mundo mas não do Hawaii...). Medida da sua base (submersa) até ao topo atinge os 10 200m de altura, cerca de 1,2km a mais do que "o mais elevado". Em relação à sua elevação, esta fica-se pelos 4206m.

João Garcia, experimenta lá subir esta montanha sem oxigénio!! Até vês estrelas! do mar...

Para adensar a vossa cultura geral, o Evereste faz parte da cordilheira dos Himalaias - Karakoram - Hindu Kush - Pamir que tem cerca de 2400 km de comprimento. No Nepal, Chomolungma (Mãe do Universo) é o nome dado ao Evereste enquanto que no Tibete é Sagamartha (Testa do Céu). Apesar da sua dimensão os Himalaias são jovens e só se formaram 25 milhões de anos depois da extinção dos dinossauros. Como qualquer jovem da sua idade, ainda está em crescimento, cerca de 4mm por ano.


segunda-feira, novembro 19

.
.
Se pensas que és demasiado pequeno para fazer a diferença,

tenta dormir num quarto fechado com um mosquito.


Provérbio africano


A Baleia Azul


Ontem comprei um livro muito bom que se chama "O Livro da Ignorância Geral". Basicamente o objectivo do livro é desmistificar algumas das noções erradas que as pessoas têm acerca de coisas bastante "banais" mas que por alguma razão, boato ou má ciência se instalaram no conhecimento comum.
Como eu sou um tipo que gosta de partilhar vou postar aqui nos próximos tempos alguns dos mitos que eu considero mais interessantes. Não vou copiar integralmente o texto mas vai estar muito semelhante.

O primeiro mito a quebrar, que não é bem um mito, é algo que de certeza a maior parte das pessoas julga que sabe mas na realidade não sabe.

A Baleia Azul é a maior criatura que alguma vez passou pelo nosso planeta. Com 32m de comprimento, é três vezes maior do que o maior dos dinossauros descobertos até hoje e pesa o equivalente a 2700 pessoas.
A sua língua pesa mais do que um elefante, o seu coração é do tamanho de um carro familiar e o seu estômago tem capacidade para mais de uma tonelada de comida. O som que ela emite é o mais alto emitido por um animal e consiste num zunido de frequência baixa que pode ser detectado por outras baleias até, espantem-se, mais de 16 000 km de distância!

Pensando num animal com estas características e dimensões, 99% das pessoas pensará que ela poderia abrir a boca em alto mar e engolir um barco ou um golfinho ou uma pessoa ou qualquer coisa de tamanho considerável.
Errado.
Na realidade o máximo que a Baleia Azul consegue engolir seria algo do tamanho de uma toranja. Aliás, aposto que ela comeria toranjas se as houvesse no mar. Espantoso não é?
De facto, a garganta da Baleia Azul tem o mesmo diâmetro que um prato de sobremesa.
Por isso é que a sua dieta consiste em krill que são minúsculos crustáceos com a forma de camarões. Estes pequenos animais vivem em aglomerados que podem ultrapassar as 100 000 toneladas por isso a Baleia só tem de abrir a boca e deixar entrar!

Só para esclarecer, a única baleia que poderia engolir uma pessoa inteira é o cachalote.

quarta-feira, novembro 14

Human Tetris II - O Génio Japonês

Cada vez mais gosto dos japoneses!

Abaixo os espanhóis!

Pronto ok, é injusto pôr as coisas deste modo... Ou não é?

De que outra forma podemos avaliar um povo senão pelas experiências que temos com eles?
Se temos n experiências negativas com pessoas de uma determinada zona geográfica, não é normal julgar que, a partir de um certo número de experiências, esse modo de ser se adequa ao resto da população? Se eu vir 10 coreanos diferentes (eu sei que é dificil distingui-los mas não é impossível!) em 10 sitios diferentes em 10 alturas diferentes a fazer exactamente o mesmo não é justo assumir que na Coreia é normal os outros serem assim também?
É só uma questão de decidirmos quantas experiências positivas ou negativas é que precisamos para fazer um juízo global justo.

Anyway, esta sondagem foi marcada pela elevada abstenção! Isso não é fixe...
De qualquer da maneiras os resultados são válidos. Na opinião de 3 milhões de pessoas (não sei se vos tinha dito mas cada um de nós representa 1 milhão de pessoas, assim é mais giro) os espanhóis são "piores" que os franceses.
O meu milhão de pessoas votou nos espanhóis e eis porquê:

- Lá estamos nós a visitar um dos monumento nacionais de que mais gostei até hoje, o Convento de Cristo em Tomar. Numa determinada zona havia uma espécie de "tribunal" com cadeiras antiquíssimas em madeira daquelas com o tampo móvel tipo cadeira de cinema (mas sem o sistema de molas claro) que, obviamente, estava vedada com uma fita vermelha dada a fragilidade das peças. Já tinhamos visto essa parte mas ainda estávamos na zona quando ouvimos um estrondo que ecoou pelas salas circundantes. Virámo-nos e adivinhem? Um indivíduo espanhol tinha baixado de forma animalesca o tampo de uma das cadeiras e estava agora lá sentado a posar para uma fotografia.

- No sul de Espanha. Fomos a uma padaria, "Um pão por favor.", "Quê? No te intiendo!!", "Pão, Pão!", "Mira, no intiendo que tás hablando!!", "Pan...", "ah! ahora sí!".

- Cabo da Roca, fim de tarde de Verão. Na ponta há um murinho onde dá pra nos sentarmos a ver o pôr do sol. Pelo menos os portugueses fazem isso. As espanholas agacham-se e mijam lá atrás.

- Em qualquer monumento em qualquer país há sempre alguém a falar mais alto do que todos os outros fazendo até uma igreja parecer uma peixaria. Esse alguém é sempre espanhol.

- Los Pica Piedra (os Flinstones), Las Piedras Rolantes (Rolling Stones), El Juanito Andante (Johnny Walker), entre outros. Quem mais faz isto?

- No Mónaco, de uma posição elevada tivemos o privilégio de ver toda a amplitude do cu de uma velha que "atrás" de uma sebe estava a mijar ou cagar. Não estivemos perto delas e por isso não as ouvi falar mas aposto que eram espanholas.

Estas e outras histórias fazem o meu milhão de pessoas votar nos espanhóis.

quinta-feira, novembro 8

Sondagem 3: Espanhóis ou Franceses?

Afinal quais são os piores? Os barulhentos espanhóis ou os snobes franceses? Ou vice versa? Ou whatever?

terça-feira, novembro 6

wooosh quentinho!

The people has spoken! Viva os secadores de mãos!

Eu tambei votei neles por isso todas as minhas entranhas se rejubilam com este resultado fenomenal!
É verdade que com os secadores de mãos a coisa demora um bocadinho mais mas no fim compensa! Ficamos mesmo sequinhos e quentinhos!
E tem outras vantagens...
Se um tipo se descuida e manda um bocado da àgua das azeitonas pras calças pode ir ao woosh-woosh e secá-las. Com uma toalha de papel não consegue!
Já pra não falar do lançamento de cuspo que dá pra fazer nos secadores de mãos que têm a saida de ar rotativa! Rodam aquilo pra cima de modo a ficar a mandar ar para a cara e deixam cair um bom bocado de cuspo no fluxo de ar! Depois das duas uma, ou o cuspe saiu disparado pro outro lado do wc (era o que nós queriamos), ou então foste lentinho e levaste com ele de volta no focinho! LOL! I've been there...
Agora a sério, o secador de mãos é mesmo melhor que as toalhas... Aliás, eu até acho que nos cubiculos das sanitas deviam haver secadores de vaginas e secadores de ânus.

E às pessoas que votaram nas toalhas de papel eu só tenho uma coisa a dizer: ASSASSINOS DE ÁRVORES!! :P


PS: a próxima sondagem reflectirá uma dúvida que me assombra desde sempre mas que ainda não sei qual é...

quarta-feira, outubro 31

O futuro

Palavras para quê? É eléctrico, gira a 360º e é mais inteligente do que nós.

quinta-feira, outubro 25

Viva os croquetes!

Após uma semana de escrutínio intenso chegou-se finalmente a uma decisão.
As pessoas gostam mais de croquetes! Foi por pouco mas a população do mundo pronunciou-se, 55% para os croquetes, 45% para os pastéis de bacalhau (prai...). Já vos tinha dito que o meu mundo é pequenino?
Afinal porque é que as pessoas gostam tanto de croquetes? Na verdade, para mim é um completo mistério. E eu votei nos croquetes!

Ambos são uma espécie de entrada mas que podem também servir de refeição quando acompanhados de um bom arrozinho ou batata frita. Ambos são fritos. Têm mais ou menos o mesmo tamanho e podem-se comer com as mãos.

Por um lado os pastéis de bacalhau são feitos essencialmente com batata e bacalhau desfiado, já os croquetes são feitos carne picada de várias origens e mais qualquer coisa que une essa carne numa forma cilíndrica. Até aqui não estou convencido em relação aos croquetes...
Os pastéis usam como matéria prima o nosso tradicional bacalhau da Noruega (já cá faltava a chalaça...) os croquetes usam a tal carne de origem desconhecida. É muito mais fácil fazer pastéis do que croquetes...
Mas o croquete é mais fino, pastel de bacalhau é muito popularucho.

A verdade é que isto aqui não se trata de pastéis de bacalhau vs croquetes! É muito mais profundo do que isso! Do que estamos aqui a falar é da eterna luta entre o peixe e a carne!
E a carne, para variar, ganhou. Porquê?

PS: Para continuar esta busca de respostas dos grandes enigmas da humanidade e seguindo a sugestão da Rita, a próxima sondagem já está disponível!

quarta-feira, outubro 24

Spider Pig my love

Desculpa amor mas não resisti...

quarta-feira, outubro 17

segunda-feira, outubro 15

A Bomba

A maior parte das pessoas que lê este blogue já sabe do que vou falar, mas eu quero continuar a minha fantasia de que milhares de pessoas secretamente nos visitam e se deliciam com as nossas palavras portanto vou dizer o que tenho pra dizer na mesma.

Desde criança que sonhava em encontrar uma maneira de ganhar dinheiro a sério na internet sem fazer quase nenhum. Julgo que a dada altura todos nós tivemos este sonho. Como ser Engenheiro Informático na Riviera Francesa não é coisa pra mim (toma! :P) até aqui o mais perto (que na realidade era bem longe) que estive de realizar esse sonho foi quando me inscrevi naqueles sites em que tinhamos de carregar em não sei quantos links todos os dias. O suposto "pagar por navegar" era, obviamente, uma ilusão. Depois de dias e dias a carregar em centenas ou milhares de links, "ieiiii! já ganhei 2 cents!". Mais depressa apanharia cancro do dedo do que ganharia dinheiro naquilo. Mas não se riam porque quase toda a gente esteve nesses esquemas...

Entretanto inscrevi-me naqueles sites de sondagens. Volta e meia recebo mails pra responder a sondagens de meia hora pra ganhar 1€, sondagens essas que vêm de 3 em 3 meses. De à um ano para cá já consegui juntar 8€! Bahamas, aqui vou eu!! (Bahamas é ali uma loja de roupa em 2ª maõ onde com 8€ consigo comprar 4 pares de peúgas brancas da raquete, já rôtas...)

Anyway, claramente o sonho estava cada vez mais longe. Até que, num belo dia de Inverno solarengo e com 32ºc à sombra me deparei com "O Método"...

uhhhh, ahhhh.... "O Método"....

Lido assim até parece coisa de mafiosos ilusionistas!
Parece mas não é! É completamente legal e real!

Sim sim André, até agora ainda não disseste nada de jeito...
Ok, já lá vou!

Em que é que consiste?
Resumidamente, apostas desportivas na net em que ganhas sempre seja qual for o resultado. Volto a repetir, é 100% garantido! A ideia aqui é fazeres uma determinada aposta num site com um determinado valor, e noutro site apostares contra a aposta que fizeste anteriormente com uma determinada quantia. Ou seja, independentemente do resultado vais ganhar sempre.
Mas calma que a coisa, apesar de ser simples, tem mais que se lhe diga.
Todos os sites de apostas online oferecem bónus de depósito. Por exemplo, na Unibet, metes 100€ e eles oferecem outros 100€. O Método serve pra sacares esses 100€ de bónus sem perder quase nada.

Porque é que eu preciso de um método pra tirar dinheiro que me é oferecido?
Porque ninguém dá nada sem pedir algo em troca. Nestes casos há condições que tens de cumprir para eles te deixarem levantar o dinheiro. Por exemplo teres que jogar o que depositaste mais o bónus 5 vezes. No caso da Unibet terias que fazer apostas no valor de 1000€ ((100€ + 100€) x 5) antes de poderes levantar algum dinheiro. Sem método isso seria muito dificil e seria preciso MUITA sorte. Com ele, é 100% garantido.

Blá blá blá... Não percebi nada e continuo a achar que isso é só conversa!

Caro céptico, até hoje já ganhei mais de 1000€. Não, não me enganei no número, são mesmo MIL euros. Claro que há muito mais a dizer acerca disto, mais coisas que é preciso saber.

Toda a informação que precisas está disponivel em MaisApostas.com

O site não está particularmente bem organizado e é bastante dificil perceber tudo através dele, até porque coisas que envolvem dinheiro criam sempre muitas dúvidas por isso, em troca de uma cerveja eu posso explicar tudo e tirar todas as dúvidas em hora e local a combinar!

É um bom negócio não?

Novidades no Blog!

A partir de hoje haverá regularmente sondagens para os leitores deste blog!
Estão ali à direita, por baixo dos links para os outros blogues.

A ideia é criar nas vossas mentes verdadeiros tufões de argumentos a fim de escolher aquilo que verdadeiramente sentem e acham. Irão ser abordados vários temas da actualidade internacional de maneira a impulsionar uma verdadeira reflexão interior da condição humana neste Universo em expansão.

Para começar, nada melhor do que tentar encontrar resposta para um dos grandes enigmas da Humanidade. Croquetes ou pastéis de bacalhau?

No final de cada sondagem (cada uma dura 7 dias) haverá lugar a uma tese com base nos resultados feita por moi ("mim" em francês, a semana passada na Côte d'Azur já está a dar frutos!)

domingo, outubro 14

sexta-feira, outubro 12

Nessun Dorma

Arrepiante no mínimo.

quinta-feira, outubro 11

Todos ao Cabaret!


Quem é que já ouviu falar no Cabaret Maxime?

Fica ali numa esquina da Praça da Alegria e é um Cabaret no verdadeiro sentido da palavra.
Já foi um local de luxo por onde passaram pessoas como o Rei de Espanha, depois foi-se degradando e acabou por se tornar num antro de prostituição. Durante muitos anos foi um local a evitar por toda a gente, excepto aqueles que tem gosto no sexo pago com prostitutas de origem e higiene duvidosa.

Entretanto, o normal (para Portugal) aconteceu! Um holandês comprou aquilo e voltou a dar-lhe dignidade e carisma. Para apimentar a coisa pôs a Direcção Artística a cargo do sobejamente conhecido e de sanidade duvidosa Manuel João Vieira (o vocalista dos Ena Pá 2000). Quem costuma lá ir diz que tem havido espectáculos muito interessantes e diversificados.

Mas vamos ao que interessa. Os organizadores do Festival Internacional do Táxi tiveram uma ideia genial, meter os taxistas num concurso de talentos. Eles podiam fazer o que quisessem.
Promissor.

Lá se mexeram uns cordelitos e arranjámos uns convites pra ir. Antes de mais devo dizer que adorei o espaço. À falta de melhores palavras é muito carismático e catita. Tem definitamente um feel muito forte de cabaret. É escuro e carregado, de decoração vintage e com clientela da época. Surpreendentemente o fumo não é problema, o ar condicionado é uma maravilha. As bebidas não são baratas mas não fogem do preçário normal destes sítios.

Quanto ao festival, podia ter sido melhor. Não houve muita variedade de performances. Aliás só houve dois tipos de actuações. Uns contaram histórias outros cantaram o fado e outro "cantou" qualquer coisa que não é identificável pelo ouvido humano.

Por mim só pelo espaço valeu a pena e tenho vontade de lá voltar desta vez para ver um espectáculo melhor. Sempre dá pra ir vendo uma ou duas "personalidades". Naquele dia vimos a vocalista dos Cool Hipnoise que trabalha lá, O BossAC, o Rui Zink e mais um cantor velho com plásticas cujo nome eu não me lembro.

Aventura

Bem, desde a última vez já aconteceu muita coisa!

A aventura BETi continuou!

Passámos uma semana e meia em Viseu a construir o protótipo. Foram umas autênticas férias!
Tinhamos tão pouco para fazer que só trabalhávamos das 10 às 23h (nos bons dias). Aliás, se me perguntarem como é Viseu eu respondo: "Tem um muro branco à volta e meia dúzia de pavilhões no meio" porque realmente no tempo que lá estivemos praticamente não saímos das instalações do Politécnico.

Lá pelo meio tivemos que vir "forçadamente" passar o fim de semana a Lisboa porque os "chatos" daquele programa fixe chamado 2010 que passa na RTP2 queriam fazer uma reportagem sobre a menina dos olhos do Festival do Táxi (aka BETi). Fizemos o esforço... :P

Depois de entupirmos os poros e as vias respiratórias com kgs de serradura, de pó de betume e vapor de tinta acrílica lá saiu isto.




Não foi um parto fácil! Podemos mesmo dizer que saiu a ferros. Foi acabá-lo (prai às 3h da manhã), meter no carro e vir pra Lisboa pra estar no Saldanha às 7h pra descarregar o bicho e montá-lo. Claro que pelo meio da montagem tivemos de fazer mais um esforço adicional para dar duas entrevistas em directo à Ana Galvão da Antena 3. Mais um grande "esforço"... :P

Depois foi dormir um cadinho e ir pra inauguração comer pasteis de nata e emborcar ginginhas!

Episódio engraçado que na altura não teve piada nenhuma: Fui para casa dormir qualquer coisa, acordei às 16:30 e saí às 17h (a inauguração e entrega de prémios era às 18h). Em dias que não são nada importantes para mim ir da Portela ao Saldanha é uma operação de 15/20m. Neste dia não. Trânsito impossível na segunda circular e acidente na marginal. Resultado, eram 17:55 e estava parado numa fila interminável junto à Estação de Sta Apolónia. Solução, estacionei miraculosamente mesmo em frente à estação numa questão de segundos, pulei para dentro de um táxi e o tipo (simpático) meteu-me no saldanha em 15m! Cheguei mesmo a tempo de não perder nada importante! Ufa... E falei eu tão mal dos senhores taxistas...

Uns dias depois tivemos uma apresentação do projecto na Gulbenkian para uma dúzia de estrangeiros.

Correu tudo bem e a aventura BETi acabou. Finalmente.

sexta-feira, setembro 21

Btuga rises again!

Boas novas para a comunidade cibernética. O famoso Btuga está de volta!
Após a famosa intervenção da PJ, que provocou fortes danos à comunidade de partilha de ficheiros portuguesa, o Btuga, ou melhor, o BT Next - nova designação - surge agora para retomar o legado daquela que era, muito provavelmente, a maior comunidade de P2P em Portugal.
Apesar de não se assumir como Btuga 2, e negar toda e qualquer associação ao agora arguído Luís Ferreira - aka Martini Man - não restam dúvidas de que o BT Next é feito do mesmo molde que o seu antecessor. No fundo é o regresso de uma comunidade. Um movimento.
E para todos os que usufruíam desse movimento, esta deve ser uma boa noticia! Para mim é ;)
Toca a partilhar pessoal!

www.btnext.com/

segunda-feira, setembro 3

O BETi e a fama.

Pois é meus amigos, já não se escreve aqui à tanto tempo... Então, este post é sobre uma menina chamada BETi que levou (e continuará a levar espero) os seus paizinhos ao topo do mundo. (xi, que exagero...) Podia ser uma história de prostituição mas não é, para pena de muita gente inclusivé a minha... Então, como último exercício do último ano de Faculdade (nunca a palavra último soube tão bem!) tinhamos que participar num concurso chamado Taxi Stand que ia ser lançado no âmbito de um tal Festival Internacional do Táxi que se vai realizar em Lisboa agora no fim do mês. Este Festival, por sua vez, insere-se na Semana Europeia da Mobilidade e tem o patrocínio/organização a cabo do Institut Pour La Ville En Mouvement (um instituto da alçada da Peugeot e da Citroen). Bom, o concurso não era aberto a toda a gente. Instituto Superior Técnico, a Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, o Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, o Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Departamento de Engenharia de Madeiras do Instituto Politécnico de Viseu e a minha Faculdade eram as entidades convidadas. Ao todo eram cerca de 60 alunos (organizados em equipas de 2, 3 ou 4) que no total desenvolveram qualquer coisa entre os 20 e os 30 projectos. O concurso avançou, o nosso projecto (meu, da Rita e do Emanuel) foi-se desenvolvendo e na altura da apresentação ao júri tinhamos qualquer coisa como isto.



Conceito
Paragem universal constituída por 5 módulos que se articulam entre si, definindo um ponto/espaço de interface com o táxi.

Consoante o local onde se insere, existe uma multiplicidade de combinações de módulos e, consequentemente, das suas funções e interacções com o utilizador. A acrescentar a isto, pretende-se que os táxis sejam veículos movidos a energia eléctrica e devidamente adaptados ao conceito geral da paragem.

Solução:
Parte da criação de vários módulos, cada um com um conjunto de funções, que se interligam entre si criando um espaço único homogéneo e lógico.

Esta multiplicidade permite que, mediante a especificidade funcional do local, seja possível aplicar um determinado número/combinação de módulos que melhor sirvam as necessidades desse mesmo sítio.

Assim, em locais com menor espaço disponível ou necessidades mais reduzidas, não seria necessária a instalação de todos os módulos. Ex: Num local de menor afluência de público, poderia ser apenas instalado o módulo de interface com o utilizador (ver adiante) não saturando assim o pouco espaço livre que geralmente existe na malha urbana.

Uma das grandes vantagens desta característica modular da paragem é o facto de se tornar muito mais flexível e adaptável às condições do local em que é inserido. Adquire assim uma certa universalidade, podendo ser implementada em qualquer cidade do mundo.

Para além da modularidade e universalidade, outro conceito integrante desta ideia é a auto-sustentabilidade. Para um equipamento destes, podemos atingir esse objectivo através de superfícies para apliações publicitárias de cariz comercial ou institucional.

Para optimizar este recurso, todos os módulos são revestidos com tinta electrónica. Esta tinta permite, através de um sinal electrónico, mudar a sua aparência podendo exibir um cartaz de um evento, logotipos, o que o cliente desejar. Embora actualmente esta tecnologia só exista para aparelhos electrónicos a preto e branco, prevê-se que num futuro próximo possa ser aplicada a superfícies no exterior e seja a cores.

Os módulos que constituem o BETi são 5:

- Módulo Interface: permite ao utilizador ter acesso a uma série de informações acerca do seu percurso bastando para isso inserir o seu ponto de destino. Entre outras o tempo estimado e o custo da viagem. Tendo já tido acesso ao custo da viagem torna-se lógico que o utilizador possa efectuar um pré pagamento da viagem. Neste interface isso é possível. Para o utilizador a principal vantagem será o facto de assim ter uma garantia e tornar impossível burlas por parte de alguns profissionais menos “conscienciosos”. Para o profissional também existem vantagens, nomeadamente, o passar a lidar com menos dinheiro e tornar-se assim menos “apetecível” para futuros furtos.

De salientar que este módulo de interface pode funcionar sozinho. O conjunto completo dos módulos faz sentido para grandes interfaces de transportes ou espaços mais amplos. Nas ruas da cidade em que o espaço não é muito, pode ser implementado apenas o módulo de interface funcionando assim como ponto de ligação entre os tais grandes interfaces.

- Módulo de espera: onde os utentes podem esperar pelo seu táxi. Tem capacidade para duas pessoas sentadas e pode ser repetido para suprir as necessidades do local onde está inserido.

- Módulo Informativo: Onde os utilizadores da paragem têm acesso a uma série de informações, nomeadamente, quando o seu táxi vai sair. Este módulo poderá também transmitir conteúdos recreativos ou publicitários. Deve estar junto ao módulo de espera.

- Módulo de embarque: onde o utilizador passa da área da paragem para o próprio táxi. Tem como principal função a distinção entre aquele que é o espaço da paragem e o da via pública. Serve também como referência visual para o táxi.

- Módulo sanitário: equipado com sanita, urinol e lavatório. A sua inclusão na paragem apenas faz sentido em locais de grande afluência. Serve não só para os utentes, como para os taxistas.

De notar que estes módulos podem ser aplicados em conjunto e interligados (estão equipados com um sistema de imãns que os une), ou separados. Isto permite que num espaço mais limitado se possa integrar toda a paragem como um único elemento, e num espaço mais amplo se jogue com os vários módulos e espaços entre si criando um percurso mais flexível e criativo.






















Anyway, o importante aqui é que o júri decidiu e ganhámos nós! clap clap clap!

Bela maneira de acabar o curso hein?
Bom, a primeira coisa que se pensa quando se ganha um concurso é: "O que é que eu ganhei?"

Para muita (muita mesmo) pena minha este concurso não tem prémio monetário... Apesar disso até nem nos podemos queixar porque vamos ter oportunidade de fazer uma coisa que muito poucas pessoas conseguem. Vamos fazer o protótipo à escala real! Só vamos fazer os módulos de interface e espera (por razões temporais e financeiras) mas mesmo assim vai ser interessante ver a ideia crescer do ecrã de computador para um bicho com 2,5m de altura. Naturalmente não vai ser feito nos materiais finais, mas sim em madeira (depois deve levar um tratamento para não se perceber isso). Vai estar exposto de 18 a 3 de Outubro no pátio interior do Picoas Plaza e no CIUL (que fica junto a esse mesmo pátio) vão se poder ver as maquetes de mais cinco finalistas e a da nossa paragem completa à escala 1:20. Aliás, enquanto estou a escrever isto, algures numa sala quente do Técnico está a nossa maquete BETi a ser produzida numa máquina de impressão 3D (daquelas coisas que só o Técnico é que tem dinheiro pra ter).

A aventura ainda não acabou, antes pelo contrário, algures no fim desta semana iremos para Viseu onde estaremos até ao fim da próxima semana a fim de fazer o tal protótipo à escala real. Depois, no dia 21 temos o privilégio de apresentar o projecto num colóquio (do Festival Internacional do Táxi) na Gulbenkian.

Claro que deixei a melhor parte para o fim. No meio disto tudo o que nos deu mais gozo, por todas as razões e mais alguma, foi ver a nossa BETi (com imagem e descrição) e os nossos nomes na Revista Cubo (Suplemento do Semanário Sol), Público, Jornal de Notícias, Auto Hoje, Auto Foco e Canal Up. Estes foram os que nós fomos descobrindo. É possível termos sido publicados noutros sitios sem termos sabido (se virem alguma coisa digam!). Entretanto, amanhã pelas 7h e pelas 10h irá passar um excerto da entrevista que a Antena 3 nos fez hoje.

E prontos, foi isto. Agora queremos um emprego bem pago sff.

Eu não sou um título.

sábado, julho 14

Hoje comprei uns chinelos novos!
São fixes e confortáveis!

sábado, junho 23

Não posso dizer que já tenha acabado a faculdade, ainda faltam as avaliações finais.
No entanto, ontem foi o meu último dia de aulas.

6 anos depois. Que viagem...

Foi como dar a volta ao mundo num autocarro sujo, cheio de gente e sem janelas, sempre a 50km/h.

Demorou uma eternidade, não aprendi quase nada pelo caminho, foi incómodo, tortuoso, exasperante e desesperante. Estive à beira de desistir mais do que uma vez, e no fundo acho que só valeu a pena pelas pessoas que iam no mesmo autocarro que eu.

1983

Um destes dias recebi um daqueles mails corrente em que é suposto passarmos aos amigos e tal. Descansem que este não é daqueles que nos mata 48h depois, ou nos faz cair os testículos.

Anyway, achei piada a este porque até me identifico com algumas coisas.

"Nascidos antes de 1986. De acordo com os reguladores e burocratas de hoje, todos nós que nascemos nos anos 60, 70 e princípios de 80, não devíamos ter sobrevivido até hoje, porque as nossas caminhas de bebé eram pintadas com cores bonitas, em tinta à base de chumbo que nós muitas vezes lambíamos e mordíamos.

Não tínhamos frascos de medicamentos com tampas 'à prova de crianças', ou fechos nos armários e podíamos brincar com as panelas. Quando andávamos de bicicleta, não usávamos capacetes.

Quando éramos pequenos viajávamos em carros sem cintos e airbags, viajar á frente era um bónus. Bebíamos água da mangueira do jardim e não da garrafa e sabia bem.
Comíamos batatas fritas, pão com manteiga e bebíamos gasosa com açúcar, mas nunca engordávamos porque estávamos sempre a brincar lá fora.
Partilhávamos garrafas e copos com os amigos e nunca morremos disso.
Passávamos horas a fazer carrinhos de rolamentos e depois andávamos a grande velocidade pelo monte abaixo, para só depois nos lembrarmos que esquecemos de montar uns travões. Depois de acabarmos num silvado aprendíamos.Saíamos de casa de manhã e brincávamos o dia todo, desde que estivéssemos em casa antes de escurecer. Estávamos incontactáveis e ninguém se importava com isso.
Não tínhamos PlayStation, X Box. Nada de 40 canais de televisão, filmes de vídeo, home cinema, telemóveis, computadores, DVD, Chat na Internet.
Tínhamos amigos - se os quiséssemos encontrar íamos á rua. Jogávamos ao elástico e à barra e a bola até doer! Caíamos das árvores, cortávamo-nos, e até partíamos ossos mas sempre sem processos em tribunal. Havia lutas com punhos mas sem sermos processados.
Batíamos ás portas de vizinhos e fugíamos e tínhamos mesmo medo de sermos apanhados.
Íamos a pé para casa dos amigos. Acreditem ou não íamos a pé para a escola. Não esperávamos que a mamã ou o papá nos levassem.
Criávamos jogos com paus e bolas. Se infringíssemos a lei era impensável os nossos pais nos safarem. Eles estavam do lado da lei.
Esta geração produziu os melhores inventores e desenrascados de sempre. Os últimos 50 anos têm sido uma explosão de inovação e ideias novas. Tínhamos liberdade, fracasso, sucesso e responsabilidade e aprendemos a lidar com tudo.
És um deles? Parabéns! Passa esta mensagem a outros que tiveram a sorte de crescer como
verdadeiras crianças, antes dos advogados e governos regularem as nossas vidas, 'para nosso bem'. Para todos os outros que não têm idade suficiente pensei que gostassem de ler acerca de nós.
Isto, meus amigos é surpreendentemente medonho... E talvez ponha um sorriso nos vossos lábios.
A maioria dos estudantes que estão hoje nas universidades nasceu em 1986.
Chamam-se jovens. Nunca ouviram 'we are the world' e 'uptown girl' conhecem de westlife e não deBilly Joel. Nunca ouviram falar de Rick Astley, Banarama ou Belinda Carlisle.
Para eles sempre houve uma Alemanha e um Vietname. A SIDA sempre existiu. Os CD's sempre existiram. O Michael Jackson sempre foi branco. Para eles o John Travolta sempre foi redondo e não conseguem imaginar que aquele gordo fosse um dia um deus da dança. Acreditam que Missão impossível e Anjos de Charlie são filmes do ano passado. Não conseguem imaginar a vida sem computadores. Não acreditam que houve televisão a preto e branco."

E pronto, é isto.

Eu com 13 anos passava horas e horas e horas no pátio a jogar à bola, às escondidas, à apanhada. Havia sempre alguém no pátio a fazer qualquer coisa. Só vinha pra casa perto da hora do jantar. Cansado, sujo, mas ansioso por mais um dia de brincadeiras.
Desde a 2ª classe que sempre fui sozinho para a escola. Ia ao centro comercial sozinho fazer recados para a minha mãe ou passear com os amigos.

A minha irmã, agora com 13 anos, passa os dias inteiros a ver televisão, a ouvir música, a jogar PS2, ou na net. Nunca foi para o pátio brincar. Todos os dias a minha mãe vai levá-la e buscá-la à escola.
E não julguem que isto é problema da minha irmã. São todos assim.

Enfim, são outros tempos.

sexta-feira, junho 1

sábado, maio 5

Vamos falar

... de um pensamento. Teu. qualquer um.

quarta-feira, abril 25

A queda do regime

Revolução de Abril

1974, dia 25 de Abril.

Fernando Carvalho Gesteira, de Montalegre
José James Barneto, de Vendas Novas
Fernando Barreiros dos Reis, soldado de Lisboa
José Guilherme Rego Arruda, estudante dos Açores

Estes foram as únicas vítimas da revolução, assassinados a tiro pelos Pides refugiados na sua sede na Rua António Maria Cardoso. Para além destes, mais 45 pessoas ficaram feridas.

Portugal, Lisboa. Revolução de 25 de Abril de 1974

Porque vale a pena aprender quem somos :)

sexta-feira, março 30

Tecnologia da Ponta!

Achamos sempre que estamos a par das novas tecnologias apenas vendo aquilo que aparece na tv ou vendo nas revistas da especialidade. De repente alguém tropeça num vídeo e lá ficamos nós de boca aberta.

Dois bons exemplos disso:




segunda-feira, março 26

Hoje, mais do que nunca. Para não esqueçer.


No céu cinzento
Sob o astro mudo
Batendo as asas
Pela noite calada
Vem em bandos
Com pés de veludo
Chupar o sangue
Fresco da manada

Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada

A toda a parte
Chegam os vampiros
Poisam nos prédios
Poisam nas calçadas
Trazem no ventre
Despojos antigos
Mas nada os prende
Às vidas acabadas

Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada

Se alguém se engana
Com seu ar sisudo
E lhes franqueia
As portas à chegada

Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada

No chão do medo
Tombam os vencidos
Ouvem-se os gritos
Na noite abafada
Jazem nos fossos
Vítimas dum credo
E não se esgota
O sangue da manada

Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada

São os mordomos
Do universo todo
Senhores à força
Mandadores sem lei
Enchem as tulhas
Bebem vinho novo
Dançam a ronda
No pinhal do rei

Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada

...

segunda-feira, março 19

Cúmulo do Non-Sense

Este será, provavelmente, o post mais nonsense que alguma vez vou escrever neste blog.

Li na revista "Bébés" que o Toy tem o sonho de fazer um dueto com a Christina Aguilera.

E pronto, é isto. E é verídico!


quinta-feira, março 15

Simples não?

Se há coisa que eu valorizo é a boa comunicação. Não desconhecerão que estou prestes a acabar uma licenciatura em Design de comunicação. Estas questões são-me por isso queridas.
Ora vejamos um bom exemplo:

IRS - Como se determina o rendimento liquido da Categoria B ?

A determinação dos rendimentos empresariais e profissionais, salvo no caso da imputação prevista no artigo 20.º, faz-se:
a) Com base na aplicação das regras decorrentes do regime simplificado;
b) Com base na contabilidade.


Epá, eu fiquei sem palavras! A clareza da resposta! a simplicidade dos termos! Comunicação ao seu mais alto nível! Simples não é? eu fiquei sem dúvida esclarecida!
Isto é tão bom que vale a pena continuar.
Vejamos o que acontece com uma pergunta um pouquinho mais difícil - conseguirão estes génios comunicativos manter a excelência que caracteriza a primeira resposta?!


IRS - O que se entende por Regime Simplificado, como forma de determinar o rendimento liquido da Categoria B ?

O Regime simplificado consiste no método para determinação do rendimento tributável que se obtém pela a aplicação de indicadores objectivos de base técnico-científica para os diferentes sectores da actividade económica.
Até à aprovação dos indicadores mencionados anteriormente, ou na sua ausência, o rendimento tributável é o resultante da aplicação do coeficiente de 0,20 ao valor das vendas de mercadorias e de produtos e do coeficiente de 0,65 aos restantes rendimentos provenientes desta categoria, excluindo a variação de produção, com o montante mínimo igual a € 3125 (este valor aplica-se ao ano de 2003 e 2004).


WOW! Sem palavras... se a comunicação é uma arte esta resposta é a Mona Lisa!
Reparem novamente no estilo simples, fluído, directo, objectivo, esclarecedor!
A um complexo "o que se entende por..." a resposta dada prima pela comunicação mais sublime:
"indicadores objectivos de base técnico-científica" - simplesmente eficaz.
No paraíso comunicativo de onde retirei estes exemplos há muitos, muitos, mais! Todos nós, jovens designers de comunicação, deviamos aprender com estes sítios. Ler, reler, estudar, analisar. Porque já dizia o outro: menos é mais. Ou seja, simples e directo é que é! (deve ter sido daqui que o outro senhor tirou o "simplex"!)


PS: com a eficácia destes pilares da comunicação não se percebe como é que há tanta gente com dúvidas nas lojas do cidadão... hoje eram só 500 à minha frente nas finanças... deveras estranho...

PS1: eu acho que sou regime simplificado mas única e exclusivamente por defeito meu, não tenho bem a certeza... talvez amanhã vá contar 500 carneirinhos para as Laranjeiras. Ou talvez não.

Fonte: Site da Direcção Geral de Impostos

segunda-feira, março 5

Ahhhhhhh coelho coelho coelho coelho!!

Na passada segunda feira, numa das minhas corridas matinais, vi um animal que não sabia existir no Parque das Nações!

Já vi melros, pardais, cegonhas, garças, ratos, velhos, mas nunca... um coelho!

Eu vi, eu vi! Eu vi um coelho! A uns 20 metros de distância, a correr para o meio das ervas! Era castanho e grandinho!

Não, não o confundi com um cão! Era um coelho! Não uma lebre, um coelho!

Por isso, declaro oficialmente aberta a caça ao coelho! Não quero a morte do bichinho, antes pelo contrário!

Desafio é os milhões de leitores deste blog a conseguirem uma foto deste belo coelho!
Não vale levarem o coelho de casa e fotografarem-no lá na relva! Eu vi o coelho e consigo reconhecê-lo! E nada de interferir na vida do bichinho!

Posto isto, acrescento que o animal costuma girar ali na zona entre a Torre Vasco da Gama e a Ponte Vasco da Gama.

O prémio para quem conseguir este feito hercúleo é a Honra (com H grande porque a honra é mesmo muita) de ver a sua foto publicada neste mesmo blog.

Agora ide corajosos caçadores de máquinas em punho! Demonstrai a vossa raça!

O desafio está lançado e eu só disse "coelho" 8 vezes!

Coelho coelho. Gosto mais do número 10.

quinta-feira, março 1

Kaiser Chiefs - Ruby

Já tinha mencionado num post anterior um álbum destes fulanos como sendo um dos meus favoritos do momento.
Este single é do novo álbum, acabadinho de sair.
Continua muito bom!

Há males que vêm pela boca

Vocês vão na rua, ou no carro, e de repente começa a cheirar mal como caraças!

Primeiro reflexo: Tapar o nariz e respirar pela boca.

Vamos lá ver as coisas com calma.
Se cheira mal é porque existe alguma coisa (matéria fecal, ou um cadáver em decomposição quem sabe...) nas nossas imediações a libertar moléculas de mau cheiro por todo o lado. Estas moléculas serão compostas por ínfimas partículas do que quer que seja que está a causar o mau cheiro.

Vamos ilustrar. Um bruto monte de merda de vaca está na beira da estrada. Dele saiem milhares de moléculas de merda de vaca. Vocês passam e cheira-vos mal. Porquê? Porque as moléculas de merda vos entram no nariz e vos excitam os sensores olfactivos.

Vamos lá voltar atrás ao primeiro reflexo. Vocês passam, cheira mal, tapam o nariz e respiram pela boca. Resultado: milhares de moléculas de merda de vaca na boca. Hmm, assim de repente aguentar o cheiro parece-me mais inteligente.

Experiência. Da próxima vez que cheirar muito mal (quiçá no wc durante uma completa evacuação intestinal), respirem pela boca e logo a seguir vão dar um valente beijo na boca (daqueles à françiú) do namorado/a. O objectivo é atestar, ou não, a possibilidade de transferência de sabores e maus cheiros pela boca.

Sim, porque o senão de respirarem pela boca (para além de literalmente terem merda na boca) é sentirem-lhe o sabor!

Abençoados pêlos do nariz! Venha de lá o mau cheiro!

Que parvoíce...

quarta-feira, fevereiro 28

Quevedesi #2

Como é que se deitam à noite para adormecer?
Enroscados? esticados? Para a direita, para a esquerda? para baixo, para cima?
Esta é uma questão verdadeiramente (des) importante!

domingo, fevereiro 25

Vitalic - Poney Part 1

Para quem gosta de cães.
Eu gosto da música.

terça-feira, fevereiro 20

Questões verdadeiramente importantes #1

Estava eu no pós banho a preparar-me para vestir o pijama quando uma questão se abateu sobre mim. Questão essa verdadeiramente (des) importante! Daí ao pc, do pc ao blog e do blog a este post foi uma questão de segundos. E dessa questão verdadeiramente (des) importante avisinha-se já no horízonte uma saga verdadeiramente (des) importante de questões verdadeiramente (des) importantes que, se eu própria não me desiludir, passarão a fazer parte dos conteúdos interessantes deste blog.

Quevedesi #1: Com que regularidade mudam de pijama?

E pronto. A primeira pedra está lançada. Que se construa a ponte do conhecimento verdadeiramente (des) importante!

segunda-feira, fevereiro 19

O "blogueiro" transformista

Olá, eu sou o André, sou estudante, tenho 31 anos e sou uma gaja.

Pois é, segundo um estudo que foi divulgado no I Encontro de Redes Sociais, organizado pela Microsoft o perfil típico do bloguista europeu é do sexo feminino, tem 31 anos, é licenciado ou estudante e passa em média 16h por semana a navegar na internet.

É sempre bom saber estas coisas sobre nós não é?

sexta-feira, fevereiro 16

Sounds of the 80's

A-Ha - Take on me

Grande música dos anos 80! Essa época áurea que nos trouxe grandes músicas! E belos videoclips também!

Enjoy!

terça-feira, fevereiro 13

O porco maluco

O porco é um animal que demorou centenas de anos a domesticar, são criaturas dóceis e muitas pessoas têm-nos como animais de estimação.

Mas sabiam que se largar-mos um destes porcos no mato, no espaço de poucas semanas, ele volta ao estado selvagem? É verdade!

O pêlo cresce e escurece, as garras das patas crescem, as presas (mais concretamente os incisivos) desenvolvem-se até atingirem medidas dignas de um predador e os animais tornam-se extremamente agressivos. Ao ponto de representarem um perigo sério para a vida humana.

No espaço de um par de semanas, centenas de anos de "evolução" (discutivel) são ignorados e facilmente ultrapassados.

O mundo animal é deveras fascinante!

Arctic Monkeys - A view from the afternoon

Os tais Artic Monkeys. Este é o single do penúltimo álbum se não estou em erro.

Abençoada palmada

É engraçado como a evolução tecnológica tem por vezes umas excepções que parecem saídas da Idade da Pedra.

Hoje estava por aqui a rever umas cassetes miniDV na Handycam da Sony (câmara de filmar) e a porcaria da imagem começou aos tremeliques e com falhas no som.
Aguentei e fiz fast forward para ver se passava, entretanto a filmagem acabou e eu mudei para a próxima cassete.
Raios partam a câmara, começou-me a dar um erro e nem sequer queria ler a porcaria da cassete!

Fiz então aquilo que qualquer pessoa do séc. XXI faz quando tem uma dúvida: Google it!

Fui então dar a um fórum onde havia inúmeras pessoas que tinham o mesmo problema (em todos os modelos de câmara). Havia gente que tinha tentado limpar a câmara por dentro, outros levaram-na à assistência técnica da Sony, outros simplesmente desistiram e meteram os equipamentos a um canto. Nada resultou.

Um gajo chega lá e diz, dêem uma pancada na câmara, ou várias se for preciso. Comigo resultou.
De repente toda a gente aparece a dizer que sim que tinha seguido o conselho e que tinha resultado! Acho isto fascinante!

Imaginem o tal gajo que deixou a câmara de parte por um ano! E que de repente descobre que dando uma pancada na câmara aquilo fica a trabalhar! E descobriu! E deu! E ficou a trabalhar!

Dezenas e dezenas de pessoas por esse mundo fora que deram pancadas secas na Sony e que viram os seus problemas resolvidos! Se todas as coisas na vida tivessem soluções tão simples...

Até apareceu lá um gajo que é operador de câmara num famoso programa de televisão (que eu julgo ser o Extreme Makeover das casas) que disse que sempre usou essa técnica nas câmaras que usou ao longo da sua carreira e que sempre resultou.
Aliás! O homem até tem um daqueles martelos que os médicos usam pra testar os reflexos no joelho só para aquilo!
Bom, isto tudo porque as câmaras com o tempo, com a entrada de impurezas ou pelas temperaturas em que operam acabam por ficar com algumas peças encravas e a tal pancada solta-as.

De notar que na minha câmara a técnica não é 100% eficaz mas ajuda!

Nelly Furtado Say It Right.

Ai Nelly... Fossem os abstencionistas como tu e eu perdoava-os todos com um sorriso na cara!

segunda-feira, fevereiro 12

O SIM e os cócós

O SIM ganhou, aí não há surpresas.

Para mim surpresa foram os 56% de abstenção. Por um lado o país avança mudando a lei do aborto, por outro mostramos como somos ignorantes e não damos valor aquilo que temos não indo votar.
Aqui nem se trata do sim ou não ao aborto, trata-se de pôr em prática aquilo a que temos direito. Temos o direito de votar por isso devemos votar. Se não por nós, pelo menos por todos aqueles que gostavam de o poder fazer e não conseguem por viver em regimes totalitaristas e opressivos.

Acreditem que isto é tremendamente irritante e atinge-me a sério. Eu já sabia que havia muita gente que não ia votar, esperava que os niveis de abstenção andassem nos 30%/40% como é costume nas autárquicas, legislativas e presidenciais. Há sempre muita gente que já não vota principalmente no interior nas zonas mais analfabetizadas, há sempre bastantes ignorantes preguiçosos, mas isto?

50% de abstenção na cidade de Lisboa? Não percebo e revolta-me! Mas o que é que se passa com as pessoas? Não querem saber? Sim, eu sei. É o típico deixa andar português cuja única preocupação é falar mal sobre tudo e mais alguma coisa.

Depois, vem um filho da p*** qualquer que à pergunta "Então já foi votar?" responde isto: "Ah não, eu não voto! É a minha maneira de protestar! Eu não acredito nessas coisas...". Antes de mais lamento profundamente que a tua mãe não tenha feito aquilo que agora vai ser legalizado, sempre era menos um idiota no mundo. Depois pergunto, "o quê?? Mas tu queres protestar contra o quê??".

Sejamos francos, eu depois de tirar o cartão de eleitor ainda me baldei a duas eleições se não estou em erro exactamente sob a mesma desculpa. Era a minha maneira de protestar... Não tenho qualquer pudo em dizer que era uma atitude profundamente ignorante da minha parte e gostava que alguém mo tivesse dito. Mas a questão ainda vai mais fundo! Eu "argumentava" isso mas no fundo o que eu tinha era preguiça de ir votar! Tão simples quanto isso!

Hoje não tenho problemas em admiti-lo e preferia que dissessem isso do que andarem a apresentar argumentos que são autênticas barbaridades.

Volto a bater na mesma tecla, como é possível que mais de 5.000.000 de pessoas não tenham ido votar? Votar nem uma vez por ano se faz! O que é custa uma pessoa sair de casa por 10 minutos para ir votar? Principalmente as pessoas da cidade de Lisboa!

Não acreditas no sistema? Vota em branco!
Ah não espera, realmente a melhor maneira de protestar é ficar quietinho e caladinho e simplesmente nem aparecer. Não a sério, realmente parece-me extremamente eficaz. Aliás! Descobri isto num documento que tinha estado escondido nos ultimos 30 anos e que apareceu entretanto: sabem aquela história toda da revolução do 25 de Abril, a ocupação dos ministérios e essas coisas todas? É tudo mentira, foi tudo romanceado para ficar melhor para a história! Aquilo que se passou realmente foi que os capitães de abril, na altura em que já estavam fartos da ditadura resolveram rebelar-se contra todo o sistema simplesmente ficando quietinhos! O nome real da revolução não é "Revolução dos Cravos" (isso foi inventado pelo lobby florista português) mas sim, "Revolta dos Homens Estátua". É como eles costumavam dizer na altura, a inércia vale mais que mil acções! E olha que realmente resultou!

Já sei, já sei! Vamos todos começar uma nova revolução e vamos ficar muito quietinhos e caladinhos e vão ver que num piscar de olhos Portugal vai ser um dos países mais ricos do mundo. Mas têm mesmo de ficar quietinhos!

Agora a sério, o poder de voto é uma coisa muito valiosa e não há razões nenhumas que justifiquem a abstenção. Desculpem mas quem se abstém é uma de duas coisas: ou é ignorante e não percebe que é membro activo de uma sociedade democrática, ou é covarde e tem medo de expressar a sua opinião através do voto SECRETO.

O que mete mais nojo é que uma porcaria de um qualquer reality show ou concurso de merda recebe mais votos por telefone (pago!) do que umas eleições. Este país assim nunca vai sair da merda em que está. E estamos aqui simplesmente a falar de uma cruzinha num papel pelo amor de deus!

Em jeito de conclusão, acho que uma boa solução para este problema era pegar nos abstencionistas todos e espetá-los num país do médio oriente onde a palavra "direitos" só existe como antónimo de "tortos" e fazê-los ver como é bom viver na democracia.

Agora percebo como é que o Salazar recebeu tantos votos para a eleição do maior português de sempre...

Matisyahu - A king without a crown

De certeza que já vos perguntei algumas vezes se o conheciam ou se já tinham ouvido alguma coisa dele. Agora mesmo que não tenham podem fazê-lo agora. Esta música foi a primeira que eu conheci dele e ainda é uma das minhas preferidas.

Curto bastante deste gajo, não só pela música mas pela atitude dele. Tive o privilégio de ver um concerto dele no Coliseu dos Recreios e adorei. O homem entregou-se à música e delirou com o feedback que ia recebendo do público. E isto tudo sempre com uma atitude muito humilde sem estrelismos nem manias.
Aliás, alguns membros da banda sairam do Coliseu a pé e foram com alguns fâs (suponho que ao Hard Rock) beber uns copos!

Ah, e no fim eu apanhei um dos pauzinhos do baterista!

Quanto é que isto valerá no Ebay?

Amy Winehouse - Rehab

Esta é a tal Amy Winehouse que a Rita mencionou num comentário do post sobre música.
Podem aqui atestar a capacidade vocal e o estilo muito 60's ou 70's da sonoridade.

PS: Peço desculpa se agora meter muitos vídeos seguidos mas a minha conta no youtube andava com uns problemas então começei a acumular vídeos que aqui aqueria meter...

O meu unico objectivo é enriquecer-vos musicalmente! Aguentem e oiçam tudo!
Eu não tou cá para sempre!

New Order 2

Este é o mesmo grupo mas o videoclip é de um album que tem cerca de 4 ou 5 anos talvez, não tenho a certeza.
Achei interessante meter isto aqui porque eu também não fazia ideia que os autores do videoclip do post anterior eram estes gajos e achei estranha a diferença entre sonoridades. Ainda assim este álbum também é muito bom!

Outro aspecto engraçado é que eu vi este videoclip pela primeira vez na MTV há uns anitos e até à bem pouco tempo eu pensava que esses putos que aparecem no video fossem mesmo a banda. Mas, um dia, vi uma entrevista com a banda e o gajo que lá tava tinha prai uns 40 e tal anos! Bem, estranhei a cena de eles usarem outras pessoas mas nao pensei muito mais nisso. No outro dia é que percebi porquê.

Na realidade este videoclip é uma crítica à própria MTV. É da opinião dos New Order que cada vez mais o tempo de antena é ocupado por putos que nunca ninguém ouviu falar e que de repente surgem aí como estrelas. Aqueles que já mostraram o que valem e têm carreiras construidas ao longo do tempo perdem visibilidade. Se repararem, a bateria no videoclip tem escrito The Killers que é um grupo desses que apareceu de páraquedas (mas que eu por acaso até gosto!).

Pornto, achei interessante partilhar...

New Order - Blue monday

Há uns posts atrás falei de um grupo "New Order" que aposto que poucos de vocês ouviram falar. MAs esta música vocês conhecem de certeza! É de algures nos anos 80 se não estou em erro!

quarta-feira, fevereiro 7

Pensamento profundo

Passou-se-me agora pelo pensamento, tal qual revelação dos deuses, a seguinte pergunta:

Preferem que a janela dos comments seja pop-up ou nem por isso?

Acho que a questão em questão urge a marcação de um novo referendo nacional com resultados vinculativos! Chega de pândega! Haja alguém que nos meta a nós "assassinos de pop-ups" na ordem!

Para quando sr. Primeiro Ministro? Exigo uma resposta! O país está suspenso derivado da importância da respectiva dúvida relacionaca com o supracitado dilema moral!
Voz ao povo! Já que orgulhosamente temos salários baixinhos ao menos que nos oiçam nas nossas dúvidas existenciais!

Ah e tal, morte aos fetos!


E pronto, a lição terminou. Espero que tenham aprendido como num simples post curto, bem construído e muito lógico se abordam temas de vital importância como a problemática da internet, o referendo, as declarações do Ministro da Economia na sua visita à China, a opressão do povo e o aborto.

A empreitada continua, agora com música

Como já devem ter reparado, os posts estão a surgir mais depressa do que borbulhas.
Este agora é sobre música.

Desde que a minha namoradinha me ofereceu um leitor de mp3 que tenho ouvido muita música. O que é bom porque tinha aqui mais de 20gb de música (legalmente comprada na internet senhores agentes da lei!) e ainda não tinha ouvido mais de metade!

Destaco os seguintes: (perdoem-me se asneirar nos estilos de música!)

Arctic Monkeys - Whatever People Say I Am, That’s what I'm not (Rock)

Flipsyde - We the People (Tipo Hip-Hop)

Gnarls Barkley - St. Elsewhere (Excelente! Não sei o estilo...)

Jamie Cullum - Twentysomething (tipo Frank Sinatra mas mais jovenzinho)

Kaiser Chiefs - Employment (Brutal! Tipo rock alternativo)

K-Os - Joyful Rebellion (tipo Reggae?)

Mylo - Destroy Rock and Roll (Muito bom! Dance Music)

Nelly Furtado - Loose (Peço desculpa aos mais sensíveis mas realmente gosto muito deste álbum! A míuda tornou-se cá numa mulher... vai lá vai...)

New Order - Get Ready (autores da mais que conhecida música "Blue Monday", este álbum também é muito bom!)

E pronto, por agora é tudo!
Na calha estão uns albuns de Pulp e um dos estreantes, mas muito experientes, The Good The Bad And The Queen.

O que faziam se ganhassem 100 milhões de Euros?

Antes de qualquer outra coisa desmaiava provavelmente.
Quando acordasse e me apercebesse da realidade, voltava a desmaiar.
Depois fica eufórico, paranóico, taquicárdico e quase de certeza desmaiava outra vez!
Bem vistas as coisas desta forma não sei se queria ganhar os 100,000,000€.

Hmm, ya. Queria!


O que é que eu fazia?

Primeiro partilhava o pão pelas aldeias. 80 milhões para mim, 30 milhões para os meus pais e 10 milhões numa conta para quando a minha irmã fizesse prai 23 os receber.

Depois comprava uma casinha. Carro. E começava uma vida nova.
Na prática não precisaria de trabalhar mais na vida mas talvez tentasse criar um atelier de design. Apesar de tudo é uma área interessante e era capaz de ser giro.

De resto acho que fazia uma vida relativamente normal, complementada com muitas viagens.
O mundo tem 193 países e talvez os tentasse ver todos.

Voltando à casinha, acho que comprava uma moradia com um terreno colossal à volta e fazia a minha própria floresta. E lá pelo meio criava uma espécie de biodome onde criava uma réplica de uma floresta tropical com animais exóticos e tal. Uma espécie de terrário/aviário/aquário onde se pudesse passear.

Depois convidáva-vos a todos para lá ir claro, no meu helicóptero. Conduzido por mim.

Grey's Anatomy

Tenho acompanhado esta série na Fox Live e devo dizer que gosto muito dela! Está entre as minhas favoritas, ali ao pé do CSI (Las Vegas claro) e do Dr. House.

Desengane-se quem pensa que GA vem ocupar o espaço da, também excelente série ER, são estilos e pontos de vista completamente diferentes.
No meu entender esta baseia-se mais nas relações entre internos/médicos/pacientes e menos nos casos clínicos em si. Baseia-se mais nas emoções e menos na medicina.

Gosto desta série especialmente porque, apesar de ser apelidade de série dramática, tem alguns momentos de humor que caem sempre na altura certa. Não obstante tem sempre uma carga emocional bastante grande e tende a reflectir sobre alguns aspectos básicos das nossas vidinhas.

Recomendo!

(Para os utilizadores da tvcabo aconselho a despacharem-se porque no dia 15 de Fevereiro o canal vai passar a ser pago. Chulos!)

Quero ficar em forma!

Na sequência de uns problemas extremamente desagradáveis do foro estomacal e de algumas sensações derivadas do facto de estar na pior forma possivel decidi fazer algumas mudanças!

Já tava na hora de deixar o sofá (durante algum tempo pelo menos) e mexer-me! E comer melhor também!

Então, cortar nas gorduras é o primeiro passo. Digo-vos que não é nada fácil, não por eu gostar muito de gordura na comida mas porque realmente nas refeições que faço em casa (feitas pela minha mãe) há quantidades de gordura bastante razoáveis. Só agora, que começei a tomar mais atenção a isto, é que me apercebi da quantidade de gordura que nós consumimos num dia normal com refeições normais. É muita.
Nas comidas que a minha mãe faz eu não posso fazer grande coisa mas sempre que posso evito que ela use gorduras como a manteiga ou margarina. Viva o azeite! Azeite é bom! E manteiga (por acaso é margarina) só da Becel que é melhorzinha e boa pra barrar no pão ou na tosta (eu prefiro a tosta, integral).
Leite, de preferência magro. É o que me custa mais porque leite magro parece água. Mas até nem tenho bebido muito leite por isso não faz mal.
Iogurtes naturais são uma maravilha! Com uma bananinha cortada às rodelas e bolacha maria ou corn flakes misturados fica um pitéu! Esta é todos os dias!
Fritos como o menos possivel, hip hip hurra para os grelhados! Não só faz muito melhor como a comida sabe muito melhor também!

Outro problema derivado da nossa alimentação "familiar" é o sal... Jesus, tanto sal que o português usa! Nós consumimos para aí 3 vezes mais sal por dia do que é aconselhado!
Mais uma vez nas refeições não posso fazer grande coisa, mas já não como queijo (so queijo fresco que é o meu preferido e não tem sal) e tento evitar comer fiambre. Para além dos aperitivos e tretas assim.

Frutinha, o mais possivel. Pelo menos 2 peças por dia.

Quanto aos doces não há problema porque nunca fui muito adepto. Gosto muito de chocolate mas não é comum comê-lo. E quando o faço é geralmente chocolate preto que tem alguns benefícios.

Refrigerantes nem vê-los. Mas isto já vem de trás, há mais de um ano que não bebo qualquer tipo de bebida artificial desse género.

Para complementar isto tudo, o exercício físico.

Por enquanto ainda estou a começar mas já noto grandes diferenças.
Não vou a clubes e não pago balúrdios pra poder fazer exercícios que me prejudicam mais do que ajudam.
Pra mim chegam duas coisas: A bicicleta fixa que tá no sotão e a rua. A primeira para quando chove (como hoje) e a segunda para quando não chove (duh).

Uma horinha na bicicleta ou duas horinhas na rua, 3 vezes por semana é um mimo.

Aproveito para estender o convite a quem quiser:

2as, 4as e 6as (pode haver alterações) por volta das 10:30 junto ao parque infantil da expo (ali ao pé da casa da Rita) é onde começa o percurso. Partimos, a andar, até à Torre Vasco da Gama e quando lá chegamos iniciamos a corrida (lenta, para não doer!) e vamos vamos até chegar ao parque de estacionamento onde costumam estar os pescadores lá junto ao inicio da marina. Pronto, continuamos o resto a andar (acabámos de correr 1,7km!), voltamos para trás, chegamos ao parque infantil e começamos de novo (desta vez sem a corrida, até ficarmos em forma).
E não pensem que se tornará aborrecido. Uma das vantagens do Parque das Nações é que podemos fazer o mesmo percurso por caminhos completamente diferentes. ;)
Quando acabarmos teram passado cerca de duas horas e teremos percorrido cerca de 10km. Nada mau para começar.
Aconselha-se o uso de leitores de mp3 para quem faz isto sozinho. Propicia o pensamento profundo e a introspecção, principalmente quando está nevoeiro e parece que és só tu, a rua, e o vazio estéril da névoa matinal.

No fundo é um exercício tão bom para o corpo como para a mente. Experimentem!

Um blog interessante

Pois é, ultimamente tenho visitado com alguma assiduidade o blog do sr. Nuno Markl.
Para dizer a verdade nunca fui muito à bola com ele e com o seu trabalho mas neste caso abro uma excepção. É um blog muito interessante, com criticas de filmes e séries, actualidade, etc.

Enfim, acho que vale a pena!

http://www.havidaemmarkl.com/

terça-feira, janeiro 30

Olá amigos.
Vamos falar!

quinta-feira, janeiro 11

tic ...

Consegues imaginar um mundo sem tempo? um dia sem horas nem minutos?

sexta-feira, janeiro 5

2007

O que é que o futuro nos reserva?